Uma única mordida em prato tailandês pode causar câncer de fígado

Atualmente, principalmente nas grandes cidades, é possível encontrar restaurantes da culinária de todo o mundo. E um dos pratos favoritos de muita gente por aí, é o frango ao curry verde tailandês – mas há uma especialidade específica da famosa cozinha tailandesa que pode ser um desastre para o seu saúde.

Tanto é, que apenas uma mordida desse prato pode acabar causando câncer de fígado. A comida é tão perigosa que acredita-se que seja responsável pela morte de cerca de 20.000 pessoas na Tailândia todos os anos.

Embora provavelmente você não encontrará no menu local de comida tailandesa, o prato em questão é extremamente popular na província tailandesa de Khon Kaen.

Conhecido como koi pla, o prato é composto por um peixe cru picado moído com ervas, especiarias e suco de limão. Ele é consumido por milhões de tailandeses, mas é particularmente popular em uma das províncias mais pobres do país, Isaan.

Não é exatamente o peixe que é tão perigoso, mas sim os vermes parasitas que vivem dentro deles. Esses parasitas são nativos de peixes de água doce na região do Mekong, fazendo com que Isaan tenha o maior caso relatado de colangiocarcinoma, ou câncer do ducto biliar, no mundo todo, devido ao grande consumo de peixe cru.

Um médico na Tailândia, Narong Khuntikeo, está atualmente trabalhando para lutar contra a iguaria depois que seus pais morreram tragicamente de câncer no fígado após consumir o prato. “É um fardo muito grande para a saúde por aqui”, disse o cirurgião hepático à Agence France-Presse.

“Mas ninguém sabe disso porque morrem silenciosamente, como folhas caindo de uma árvore”, disse Khuntikeo. A doença do “assassino silencioso” tem uma das taxas de sobrevivência mais baixas de todos os cancros se não for tratada por cirurgia.

Enquanto tenta espalhar informações e avisos sobre o prato koi pla, Khuntikeo disse que enfrenta problemas com a geração mais velha. “Eles dizem: ‘Bem, há muitas maneiras de morrer’”, disse o profissional de saúde. “Mas não posso aceitar esta resposta.”

Apesar do risco para a saúde, muitas pessoas preferem comer o peixe cru por que afirmam que cozinhar o peixe – a melhor maneira de matar o parasita – estraga completamente o sabor. Em testes, o médico descobriu que cerca de 80% dos habitantes de algumas comunidades ingeriram o parasita mortal.

Imagem de Capa: Wikipedia/Adobe Stock





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!