Terapeutas dão dicas sobre o que fazer quando se sentir sozinho: Descubra como se sentir menos solitário

A solidão pode parecer um golpe gigante em seu ego e pode vir acompanhada de uma série de outras emoções, como desesperança e tristeza.

Talvez você tenha perdido contato com os amigos depois de montar acampamento nas margens da idade adulta. Talvez você tenha se afastado de sua família ou apenas tenha terminado. Também é muito possível que você esteja cercado de pessoas, mas não tenha intimidade emocional ou física ou compartilhe interesses ou valores comuns com elas, o que também pode fazer você se sentir solitário.

Seja qual for a sua situação, sentir-se isolado não é divertido. Mesmo assim, com um pouco de esforço e essas dicas de profissionais de saúde mental, a solidão pode ser um pouco menos terrível.

1. Primeiro, aprecie sua capacidade de fazer o que quiser durante seu tempo sozinho

Quando você se sente sozinho, pode ser fácil se concentrar no que está faltando, como um grupo central de amigos para relaxar ou uma conexão profunda com outra pessoa. E embora esses sentimentos sejam válidos, também é verdade que você merece muita alegria e felicidade e é totalmente livre para buscá-las.

Encontrar atividades que lhe tragam alegria pode afastar seus sentimentos de solidão, o que pode ajudá-lo a se sentir um pouco melhor. Portanto, considere as coisas que você realmente deseja fazer no seu tempo livre, como se perder em um programa de TV ou ler um bom livro, ouvir seu álbum favorito do começo ao fim, sentar no parque por horas – o que quer que faça você rir ou sorrindo (ou ambos).

2. Faça aquilo que você deseja fazer mesmo sem um acompanhante

As pessoas muitas vezes ficam presas à necessidade de ir a lugares com outras pessoas, mas se você fizer coisas agradáveis ​​​​por conta própria, poderá encontrar um amigo em potencial ao longo do caminho.

“Quanto mais você pensa, ‘Vou a este museu’ ou ‘Vou a este churrasco’, você encontrará pessoas lá que gostam de fazer algumas das mesmas coisas.”

Se você não encontrar pessoas que pensam como você, pelo menos você sairá dessa situação com algum tempo de qualidade para mim. E isso também é muito útil, pois permite que você se concentre menos na solidão e mais na solidão, “uma sensação de estar sozinho e independente enquanto desfruta da sua própria companhia”, diz o psicólogo clínico licenciado Ryan Howes, PhD.

“Se você puder mudar sua mentalidade para fazer algo de bom para si mesmo, passar um tempo sozinho pode parecer um presente em vez de uma maldição.”

3. Junte-se a grupos que compartilham seus interesses

Participar de um clube é uma ótima maneira de formar conexões na vida real. Existe um grupo de corrida do qual você poderia participar? Que tal um grupo que se reúne todo mês para mostrar seus carros bacanas? Ei, provavelmente existe!

4. Passe algum tempo fora de casa

Apenas sair em público pode fazer você se sentir menos sozinho, mesmo que você não esteja se conectando com as pessoas enquanto está lá. Você pode sentar e trabalhar em uma cafeteria, olhar as vitrines ou qualquer coisa que faça você se sentir confortável, mas o segredo é apenas estar na humanidade.

Isso ocorre porque as pessoas estão programadas para serem criaturas sociais, por isso é necessário que nos sintamos parte de um grupo maior, explica os terapeutas.

Se você quiser, também pode ser útil fazer contato visual com as pessoas que você vê em uma loja, restaurante ou qualquer outro lugar. Fazer isso ou simplesmente dizer olá e adeus a estranhos pode criar uma pequena conexão. É claro que se essas pessoas não retribuirem, pode não funcionar, mas pode valer a pena tentar de qualquer maneira.

5. Lembre-se de como você é legal

Pode parecer bobo ou desconfortável, mas crie uma lista mental (ou física) do que você gosta em você e por que você é tão importante. Isso pode lhe dar um pequeno impulso de autoconfiança e ajudá-lo a evitar uma espiral de autodepreciação. Então, lembre-se de que existem outras pessoas lutando com a mesma coisa, o que também pode ajudar.

6. Cuide-se

Aparecer ativamente para você é outra maneira muito útil de se sentir menos solitário. Pergunte a si mesmo o que seria bom e lhe traria conforto.

É fazer aquela pequena coisa da sua lista de tarefas que você está procrastinando, ou pedir comida deliciosa ou, finalmente, guardar sua roupa? Pode parecer simples, mas às vezes é difícil ir fundo e ser honesto sobre o que você realmente precisa.

7. Investigue seus sentimentos de solidão

Escrever sobre o que você está vivenciando em seu corpo e em sua mente quando está sozinho é uma boa maneira de encontrar uma sensação de calma e liberar o que está incomodando.

Você pode colocá-los em papel real, em seu aplicativo Notes ou apenas em um documento em seu computador – o que for mais fácil para você se familiarizar. Se você precisar de alguns iniciadores de pensamento, dê uma olhada nessas instruções do diário.

8. Desenhe sua solidão

Qual é a sensação e/ou aparência de estar sozinho? Refletir sobre isso separa sua emoção de você mesmo, tirando seu poder. Isso pode tornar a sensação de isolamento mais administrável e menos esmagadora.

Rabiscar o que a solidão significa para você pode ajudá-lo a entendê-la melhor. Se você não sabe por onde começar, pense na cor da sua solidão, qual é o seu formato, onde está localizada no seu corpo e se pode ser um personagem ou uma sensação.

9. Percorra seu telefone

Quando você está no auge da solidão, é fácil dizer a si mesmo que não tem ninguém a quem recorrer ou que ninguém se importa. No entanto, percorrer seus contatos telefônicos, mensagens de texto ou mensagens diretas pode lembrá-lo de que há pessoas em sua vida com quem você poderia conversar. Você não precisa estender a mão, mas é um passo para perceber que não está sozinho.

10. Mas talvez fique longe das redes sociais

Embora muitas pessoas relatem que a mídia social os ajuda a se sentirem menos solitários, permitindo-lhes conhecer novas pessoas, ela também pode servir para aumentar sua solidão em muitas situações.

Afinal, percorrer um rolo de destaque de pessoas com outras pessoas fazendo coisas divertidas pode enviar seu FOMO às alturas.

A Síndrome de FOMO é caracterizada pela necessidade constante que uma pessoa tem de saber o que outras estão fazendo.

Então, se você deseja se conectar o mais rápido possível, tente optar por uma conversa prolongada na vida real, por telefone ou via Zoom para obter uma maneira mais eficaz de esmagar a solidão do que conversas rápidas, muitas vezes passivas ou superficiais nas redes sociais.

11. Decida como você deseja socializar

Se você quiser entrar em contato, pare e pergunte-se que nível de conexão você está procurando. Você está pronto para uma conversa de verdade? Ótimo! Vá em frente. Mas você pode estar com vontade de receber uma mensagem rápida de check-in ou de uma batalha para ver quem pode compartilhar os melhores memes antes de dormir.

Se você quiser enviar uma mensagem de texto, ligar ou fazer FaceTime para alguém com quem não conversou recentemente, não se deixe acreditar que essa pessoa ficará irritada com você.

Todos nós podemos ter aquelas pessoas em nossas vidas que pretendíamos conversar, então lembre-se de como você se sentiria se ouvisse falar delas. Você provavelmente estaria aberto para conversar com eles, e eles poderiam muito bem sentir o mesmo.

12. Teste a realidade de suas suposições negativas

Muitas vezes, as pessoas solitárias desejam se conectar com outras pessoas, mas temem a rejeição. Talvez você fique tentado a conversar com aquela pessoa que sempre vê em sua cafeteria ou aula de pilates, mas teme que ela pense que você é estranho por conversar com ela do nada.

Desafie a validade desse medo quando ele surgir, pensando em momentos em que você realmente teve boas conversas com pessoas que realmente não conhecia. Além disso, pense nas ocasiões em que estranhos amigáveis ​​e bem-intencionados iniciaram uma conversa com você.

Você achou que eles eram estranhos ou gostou da chance de se conectar? Provavelmente, você encontrará algumas pessoas acolhedoras.

13. Seja voluntário em uma instituição de caridade ou causa que você apoia

Você não apenas terá a satisfação de fazer a sua parte para tornar o mundo um lugar melhor, mas também poderá servir pessoas maravilhosas e conhecer outros voluntários com paixões semelhantes.

Ama animais? Procure abrigos em sua área que possam precisar de ajuda. Quer passar mais tempo ao ar livre? Procure eventos de limpeza de parques acontecendo perto de você.

Na verdade, um estudo sugeriu que adultos viúvos com 51 anos ou mais que se voluntariaram duas ou mais horas por semana se sentiam menos solitários. Sim, isso é muito específico, mas você entendeu.

Para sua informação, se o voluntariado não é sua praia, você pode enviar dinheiro para um café a um amigo ou dar ao seu primo algumas roupas das quais você está pronto para se desfazer. Fazer algo (qualquer coisa) de bom para outra pessoa promove uma conexão que fará você se sentir visto.

Por Wondermind

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!