As mulheres aprenderam historicamente a buscar a validação da sociedade, principalmente dos homens, para ter uma vida plena.

Mas isso é o que resta de milhares de anos de tradição misógina que criou uma hierarquia baseada em gênero.

Faz sentido que as mulheres não se sintam confiantes o suficiente sem a aprovação dos outros, já que já se passaram algumas décadas desde a promulgação de direitos iguais, pelo menos no papel.

Assim, as mulheres buscam a aprovação de todos, de colegas de trabalho a parceiros, amigos e pais. Talvez isso não pareça uma coisa tão ruim.

Afinal, todas as pessoas estão programadas para querer a aprovação das pessoas ao seu redor. Mas a diferença é que as mulheres são ensinadas a procurá-lo.

Então, o que você pode fazer para se tornar uma mulher que não busca validação?

5 maneiras de se tornar a mulher que não busca validação

  1. Entenda qual é o seu valor

Muitas mulheres não são ensinadas a valorizar seu próprio valor. E isso porque a sociedade ainda mantém a ideia antiquada de que as mulheres devem ser femininas, delicadas e bonitas.

Todo mundo merece uma vida boa e ser amado sem parecer uma supermodelo ou um bilionário.

Portanto, seu valor está vinculado ao que você valoriza e deseja alcançar, e ninguém tem o direito de dizer que seus valores estão errados.

Se você deseja criar conexões e estar com as pessoas, basta focar em estar próximo das pessoas. Se você quer uma carreira de sucesso, deve se concentrar nisso. Seu valor vem de perseguir seus sonhos e ser uma boa pessoa.

Em última análise, a única validação de que você precisa é a sua.

  1. Reconheça seus sucessos e pontos fortes

Como mulher, você pode aprender que só tem pontos fortes ligados aos seus aspectos físicos, conforme discutido acima. E, se você tentar mostrar seus pontos fortes intelectuais, eles podem não ser aprovados pelos outros.

Mesmo que seja bom ter pessoas torcendo por você, você é quem se conhece melhor. Você é o único que pode decidir quais são seus pontos fortes.

E depois de identificá-los, você pode usá-los a seu favor. Você pode aprimorá-los e usá-los para impulsionar qualquer área de sua vida que desejar, seja trabalho, vida social ou qualquer outra.

  1. Pratique o autocuidado e concentre-se em si mesmo

O autocuidado não é apenas algo que as pessoas fazem para se divertir ou porque precisam de muita manutenção. Está provado que tem muitos benefícios psicológicos.

É algo relaxante e gratificante. Mas, o mais importante, reservar um tempo para ficar sozinho e cuidar de si mesmo também permite que você tenha tempo para introspecção.

Não se trata apenas de colocar uma máscara facial. Trata-se de ficar sozinho por algumas horas e se concentrar inteiramente em si mesmo, sem distrações.

Mas essa não é a única coisa que você pode fazer para se concentrar em si mesmo. Você também pode trabalhar para realizar seus sonhos, iniciar quaisquer hobbies que o atraem e sair com as pessoas que o fazem feliz.

Ver como você progride e se torna melhor a cada dia significará mais para você do que as palavras de alguém.

  1. Aprenda a amar a si mesmo sem a validação dos outros

Todos lutam para amar e aceitar a si mesmos do jeito que são. Mas esta questão é mais proeminente quando se trata de mulheres.

Mais uma vez, isso remonta à maneira como as meninas são criadas e ao fato de serem ensinadas que seu valor está ligado a aspectos superficiais, como a aparência.

Mas o amor-próprio é algo que você pode aprender a incorporar em sua vida.

Uma das coisas que você precisa fazer é parar de se comparar com os outros. Você está em seu próprio caminho, e não há nada a que você deva alguma coisa.

Se você está trabalhando em si mesmo e tentando ser feliz, isso é mais do que suficiente. Além disso, você precisa se lembrar de que pode cometer erros.

O amor-próprio é colocar-se em primeiro lugar e ser gentil consigo mesmo, mesmo que você falhe ou tropece. Em vez disso, você precisa se concentrar no crescimento e alcançar seus objetivos.

  1. Pratique a autoconfiança em vez de buscar validação

A autoconfiança é confiar em suas habilidades para controlar sua vida, mesmo quando as coisas não parecem estar indo do seu jeito. Muitas vezes, decorre de fazer coisas que podem ajudar a melhorar a forma como você se vê.

Você não será capaz de acordar um dia e de repente ficar confiante. Mas, ao reservar um tempo para trabalhar consigo mesmo, você começará a ficar cada vez mais seguro de si.

Mas, além de praticar o autocuidado, malhar, comer melhor e focar em seus objetivos, você também precisa praticar uma conversa interna positiva. Quando os pensamentos negativos começam a surgir, você precisa reformulá-los.

Além disso, você precisa se cercar de pessoas positivas. Estar perto de pessoas positivas o deixará mais confiante, permitindo que você pare de ver a validação a todo custo.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!