As tatuagens explodiram em popularidade na última década e se tornaram uma maneira importante e artística de as pessoas se expressarem. A maioria das pessoas faz tatuagens para contar uma história ou para mostrar a dor, o amor, o triunfo e os obstáculos que enfrentaram ao longo da vida.

Cada tatuagem significa algo diferente para quem as tem. Mas no caso da tatuagem de ponto e vírgula, o significado é universal.

Quando Amy Bluel perdeu tragicamente o pai para o suicídio, ela queria homenageá-lo de uma maneira especial. No entanto, ela também queria aumentar a conscientização sobre problemas de saúde mental.

Ela fundou o Project Semicolon, que permitiu que ela alcançasse seus dois objetivos. O projeto Semicolon visa “apresentar esperança e amor àqueles que lutam contra a depressão, o suicídio, o vício e a automutilação”.

Por que uma tatuagem de ponto e vírgula?

Usamos o ponto e vírgula na escrita quando juntamos duas frases intimamente relacionadas. A primeira parte da frase poderia ser um pensamento completo por conta própria. No entanto, o autor decidiu manter a frase. Em outras palavras, a frase não acabou.

No contexto da saúde mental, a sentença é sua vida. Assim, o ponto e vírgula é a decisão de continuar vivendo. A tatuagem de ponto e vírgula representa o fato de que você tem total poder sobre si mesmo. Além disso, você pode optar por continuar lutando, mesmo que sinta vontade de desistir e colocar um ponto final em sua vida.

Todo o movimento visa unir as pessoas, capacitar umas às outras e mostrar que todos podemos superar os obstáculos que enfrentamos, não importa o tamanho. Você sempre pode reescrever sua história, começar um novo capítulo e recriar sua vida, mesmo que sinta que não tem para onde ir.

Sua história não precisa terminar se você simplesmente acreditar em sua capacidade de criar novos começos. Para muitos, o ponto e vírgula representa um novo começo de sua vida. A primeira metade da frase chegou ao fim, e agora eles estão começando uma nova frase – uma nova vida – com uma perspectiva diferente.

Isso pode ser feito visitando um profissional de saúde mental, trocando maus hábitos por melhores hábitos, lendo livros de autoajuda, esforçando-se a estar com seus amigos e muito mais.

Muitas pessoas com doenças mentais muitas vezes se sentem envergonhadas de falar sobre seus problemas ou sentem que se tornarão um fardo para os outros ao expressar seus problemas. Muitas dessas pessoas sofrem em silêncio, sem saber a quem recorrer ou a quem recorrer.

O Project Semicolon convida pessoas de todo o mundo a compartilhar suas histórias umas com as outras e usar a tatuagem de ponto e vírgula em sua pele para mostrar que se comprometeram com suas vidas e continuarão marchando, apesar das adversidades que surgem em seu caminho.

Usar a tatuagem de ponto e vírgula também é um lembrete reconfortante de que você não precisa enfrentar seus problemas sozinho, e muitas pessoas em todo o mundo estão sentindo o mesmo que você.

Embora falar com outras pessoas sobre sua saúde mental possa ser difícil, fica mais fácil com o tempo. Quanto mais você fala, mais fácil é continuar falando sobre isso e melhor você começa a se sentir.

Agora, não saia por aí dizendo a todos que você conhece que você tem depressão. Mas falar com pessoas em quem você confia é saudável e aliviador. Fazer uma tatuagem de ponto e vírgula é uma maneira fácil de iniciar essas conversas difíceis.

Imagem de Capa: Instagram

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!