Sabia que as crianças japonesas não fazem birras? Explicamos porquê

A cultura japonesa é conhecida por ter uma educação impecável, baseada em valores de respeito, paciência e afeto. As relações entre as gerações são fundamentais para a construção de um ambiente calmo e educativo, no qual as crianças são criadas com empatia e compaixão pelos outros.

Os pais japoneses não usam violência ou gritos para disciplinar seus filhos, em vez disso, usam o diálogo e o amor para educá-los. Quando um comportamento inadequado é exibido, os adultos mostram descontentamento com olhares ou gestos, e isso é suficiente para a criança entender que seu comportamento não é aceitável. Por exemplo, recorrem a frases como “Você o machucou” para que as crianças entendam que seu mau comportamento pode machucar e, portanto, não pode ser repetido.

Além disso, os pais passam um tempo de qualidade com seus filhos, com atenção total e sem distrações.

Esses valores e práticas são enraizados na cultura japonesa, e contribuem para a educação exemplar que muitos japoneses recebem. Em vez de se concentrar em punições severas e disciplina, a educação japonesa se concentra em construir relacionamentos positivos e nutrir habilidades emocionais e sociais nas crianças.

No entanto, é importante lembrar que a educação é influenciada por muitos fatores diferentes, incluindo a cultura, a religião, a política e a economia de um país. Portanto, não é possível simplesmente aplicar a educação japonesa em outras culturas e esperar os mesmos resultados.

Foto de kazuend em Unsplash





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!