É considerado o mais “normal” em nossa sociedade que todos encontrem um relacionamento de longo prazo. Existe até algum estigma social negativo contra aqueles que nunca se casam.

Os solteiros podem ser vistos (injustamente) como solitários ou como pessoas com vidas tristes e insatisfatórias. Mas se isso fosse verdade, por que tantas pessoas maduras continuam a escolher a vida de solteiro?

A verdade é que existem muitos benefícios em ser solteiro. É como os muitos em estar em um relacionamento! A única diferença é quais benefícios uma pessoa valoriza mais. Alguém que quer colocar a si mesmo e seu crescimento em primeiro lugar pode preferir permanecer desapegado.

Aqui estão quatro razões pelas quais as pessoas maduras preferem ficar solteiras:

1. Menos compromissos significam mais liberdade

Não há nada de errado em se comprometer com alguém. Mas em pontos específicos de suas vidas, alguns indivíduos maduros desejam liberdade sobre esse tipo de responsabilidade. Eles reconhecem que há muitas coisas que desejam fazer que se tornariam mais pesadas se houvesse compromissos.

Essa liberdade pode incluir: tempo livre, menos compromissos, viajar sem hesitação…

Tenha em mente que isso não está sugerindo que relacionamentos comprometidos sejam restritivos ou aprisionadores. Significa apenas que, em diferentes pontos da vida, outras pessoas desejam diferentes níveis de responsabilidade!

2. Há mais espaço para crescer

A vida é toda sobre aprender e crescer conforme você avança. Pessoas maduras tendem a valorizar muito isso em construir experiências e acumular conhecimento. Para o bem de sua melhoria contínua, eles podem decidir que permanecer solteiros é a melhor opção.

Isso não significa que relacionamentos comprometidos sufocam o crescimento. Mas, assim como ter mais liberdade, você não pode negar que tem mais oportunidades quando está solteiro.

3. Eles geralmente são mais saudáveis

A ciência nos mostrou repetidas vezes que ser casado costuma estar relacionado a uma saúde pior. Esse resultado é especialmente verdadeiro para as mulheres, mas se aplica a qualquer gênero.

Uma pessoa madura que deseja ser o seu eu mais saudável pode, portanto, preferir uma vida solteira. Aqui estão algumas partes da vida que são mais saudáveis quando você está desapegado, apoiado por pesquisas.

· Atividade física

O exercício é essencial para a saúde geral e é mais provável que você o faça se for solteiro. Indivíduos casados praticam a menor atividade física em geral, e aqueles que nunca foram casados aproveitam ao máximo.

De acordo com uma pesquisa, isso também diz que as pessoas divorciadas são mais ativas do que as casadas. Isso pode ser porque eles têm mais tempo e energia para se exercitar. Independentemente disso, pessoas maduras podem ver isso como um excelente motivo para permanecerem desapegados!

· Peso saudável

Quando você é solteiro, ironicamente costuma se esforçar mais em sua aparência e saúde. Estudos mostram que adultos casados são significativamente mais propensos a ter um Índice de Massa Corporal ou IMC muito alto.

Esse peso extra significa que eles têm um risco maior de estar acima do peso ou obesos. Um peso pouco saudável pode contribuir para a diminuição do pensamento positivo, maior risco de doenças e outros problemas de saúde.

· Gerenciamento de Estresse

Qualquer um pode experimentar estresse, seja solteiro ou em um relacionamento. Mas ser solteiro geralmente traz menos estressores do que um relacionamento.

Você não precisará se preocupar com um compromisso e sua responsabilidade com ele. Você não terá que aprender a administrar conflitos com alguém único em ambientes tão próximos. E você também não precisará navegar pelos estressores da outra pessoa!

É fácil ver por que alguns indivíduos maduros consideram os relacionamentos uma fonte significativa de estresse e preferem permanecer solteiros. Eles podem descobrir que podem gerenciar o estresse de maneiras muito mais positivas para se concentrarem sozinhos.

· Saúde Financeira

Ser solteiro significa apenas ter que pagar por si mesmo. Você não precisa gastar dinheiro com um parceiro, casas ou veículos adequados para casais ou filhos em potencial. Claro, você pode dividir o dinheiro com um parceiro para pagar as contas, mas também tem mais contas a pagar.

Indivíduos maduros que desejam se concentrar em economizar dinheiro podem, portanto, preferir uma vida solteira. Um pesquisa mostrou até mesmo que os solteiros têm menos probabilidade de incorrer em dívidas graves no cartão de crédito!

4. Eles têm outros relacionamentos melhores

Quando você está em um relacionamento romântico de longo prazo, isso tem precedência sobre os outros. Ou, pelo menos, está em igualdade de condições com seus outros relacionamentos significativos.

Pessoas maduras que valorizam seus laços não românticos podem não querer se comprometer adicionando um não romântico à sua lista.

Ficar solteiro pode ser a opção perfeita para muitos indivíduos com mais de 40 anos! Você não deve se sentir pressionado a entrar em um relacionamento só porque essa é a norma social.

Depende de você o que você faz com sua vida e que direção você quer que ela tome. Se os benefícios de ser solteiro atraem você muito mais do que um relacionamento jamais poderia, sua preferência é perfeitamente válida!

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Imagem de Capa: Reprodução





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!