
O abacaxi é uma das frutas mais amadas por seu sabor refrescante, no entanto, as pessoas ficaram boquiabertas ao saber o que ele faz exatamente com a nossa língua quando o comemos.
Um vídeo no TikTok, postado por SF Microscopy, viralizou com uma explicação por trás da sensação estranha que você pode experimentar depois de comer a fruta tropical.
A página de conteúdo científico separou pequenos pedaços de abacaxi para analisá-los ao microscópio e os resultados são, francamente, angustiantes.
Então, por que sua língua formiga quando come abacaxi?
A publicação explica a forma aparentemente agressiva de trabalhar dessa fruta suculenta: “É porque estamos sendo esfaqueados por milhares de ráfides. Esses cristais de oxalato de cálcio abrem buracos nas membranas celulares, causando irritação!”
O criador do conteúdo então mostrou o ‘microcosmo’ dentro dos pedaços de abacaxi, que basicamente pareciam ‘agulhas’ que perfuram sua boca e dão aquela sensação estranha e irritada na língua depois de comê-lo.
A ciência das ‘agulhas’ do abacaxi
Essas agulhas são chamadas de ‘ráfides’ e contêm cristais insolúveis, feitos de oxalato de cálcio. Uma teoria sobre as ráfides e seus mecanismos de defesa dos herbívoros é que se a planta for danificada, a seiva ou a saliva desencadearão a expulsão dessas agulhas, que podem então picar o revestimento da cavidade oral do ‘predador’ (no caso nós, humanos) e causar irritação.
Então, enquanto você degusta um abacaxi, ele contra-ataca, sem o conhecimento da maioria de nós, e está claro que os comedores de abacaxi mal podiam esperar para compartilhar suas reações ao fenômeno bizarro.
Um usuário do TikTok, tão assustado com a ciência, jurou que ‘nunca mais comeria abacaxi’. Outros, no entanto, não iriam desistir nem um pouco das frutas tropicais cheias de agulhas: “Que masoquista da minha parte.”
Muitos outros vieram compartilhar suas próprias histórias de guerra sobre abacaxis que causaram impacto: “Minha boca está dolorida depois de enlouquecer com aqueles abacaxis”, revelou um, enquanto outro acrescentou: “A minha às vezes sangra”.
Outro elogiou: “Obrigado… nunca imaginei que frutas tropicais tivessem mecanismos de defesa… muito interessante”.
Ainda vai comer abacaxi – com dor ou não – depois de saber disso?
Imagem de Capa: Canva