A água é um bem essencial à vida humana. Aliás, cerca de 60% do corpo humano é constituído por água, daí ser tão importante bebermos entre 1 a 2,5 litros de água por dia (dependendo de pessoa para pessoa). Contudo, todos nós sabemos que ainda existem diversos países por todo o Mundo que não têm água potável, o que pode parecer estranho, já que 70% do planeta Terra é água.

Mas a verdade é que a maior parte dessa água pertence aos oceanos e mares, e por isso é água salgada, imprópria para o consumo humano.

Apesar de já existirem sistemas que transformam água salgada em água potável, estes por norma são bastante dispendiosos, tornando-se financeiramente insuportável para os “países de Terceiro Mundo”, que são os que mais necessitam dessa ajuda.

Foi a pensar nisso que a ONG GivePower decidiu criar uma estação de tratamento de água usando energia solar. Desta forma, este pode transformar água salgada em água potável usando muito menos electricidade, reduzindo bastante o seu custo financeiro.

Crédito: Facebook / GivePower

O primeiro sistema foi instalado numa pequena cidade chamada Kiunga no Quénia, África, onde a maior parte da população enfrenta uma verdadeira batalha para obter um pouco de água limpa, e o primeiro teste não podia ter corrido melhor, tendo sido um verdadeiro sucesso e, claro, deixando toda a população feliz por, finalmente, terem água potável para todos.

Crédito: Facebook / GivePower
Crédito: Facebook / GivePower
Crédito: Facebook / GivePower

Este sistema de dessalinização de energia solar é capaz de oferecer água potável para 35 mil pessoas todos os dias e, segundo a GivePower, este não causa qualquer impacto negativo ao meio ambiente, nem produz nenhum tipo de substância poluidora que possa prejudicar a natureza.

Crédito: Facebook / GivePower

Tendo já conseguido fornecer energia para mais de 2.500 escolas, empresas e serviços de emergência em todo o mundo, transformando a vida de mais de 300 mil pessoas, esta ONG tem como objectivo continuar a arrecadar fundos para continuar a levar estes sistemas de dessalinização solares para outras cidades e países, ajudando assim a fornecer água potável para o máximo de pessoas que conseguirem.

Crédito: Facebook / GivePower

Fonte: Nation

Imagem de capa: Reprodução Facebook / GivePower

VEJA TAMBÉM




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!