
É extremamente comum que muitas pessoas tenham o hábito de raspar os pelos do rosto, das axilas ou das pernas, no entanto, há uma área específica do corpo que especialistas recomendam não depilar.
O médico Dr. Mike Varshavski abordou esse tema em um de seus vídeos compartilhados no seu canal no YouTube, ao responder perguntas médicas que muitas pessoas provavelmente têm vergonha de fazer aos seus médicos pessoalmente.
No trecho de um vídeo, o Dr. Mike revela a única parte do corpo que você nunca deve depilar.
“O problema de depilar a região pubiana é que algumas pesquisas mostram um aumento na incidência de DSTs quando isso acontece”, explicou o especialista médico, acrescentando que a remoção dos pelos pubianos leva a “mais contato pele com pele, aumentando assim a chance de transmissão de DSTs” – Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Ele continuou: “Além disso, ao se depilar, você pode criar microlesões, que levam a aberturas na pele, permitindo a entrada de fluidos corporais e sangue, o que pode causar outra infecção. Talvez não seja uma má ideia deixar de raspar os pelos pubianos.”
Anteriormente no vídeo, o Dr. Mike explicou que os pelos dessa área do corpo têm uma função biológica. Ele disse que é classificado como ‘pelo terminal’, que é um tipo específico de pelo corporal mais grosso e áspero do que outros tipos de pelo.
“Começa como pelos finos em nossos corpos quando somos bebês”, explicou ele. À medida que passamos pela puberdade, esses pelos finos se transformam e se tornam “mais grossos”.
Este pelos podem crescer até quinze centímetros de comprimento e desempenham diversas funções importantes. Eles retêm feromônios produzidos pelas nossas glândulas apócrinas, que tiveram um papel fundamental na atração humana e na seleção de parceiros ao longo da nossa história evolutiva.
Outros especialistas médicos também opinaram sobre a razão da existência destes pelos e por que removê-los pode ser problemático. A dermatologista da ColumbiaDoctors e professora assistente de dermatologia do Columbia University Medical Center acrescentou sobre sua função.
“Além disso, desempenha um papel na higiene, retendo sujeira e bactérias e impedindo que entrem. Embora muitas pessoas acreditem que remover os pelos seja mais higiênico, na verdade é o contrário.”, disse ela.
De forma geral, se algo está naturalmente presente em nossos corpos, geralmente há um bom motivo para isso, e os pelos dessa áera sensível do corpo não parecem ser uma exceção.
Imagem de Capa: Canva

