Médica de 102 anos que ainda trabalha e tem planos de 10 anos dá dicas simples para uma vida longa

Aos 102 anos, ela é um ‘pouco’ mais velha do que a maioria dos idosos, mas ainda trabalha como médica consultora, se exercita diariamente e vive de forma independente em sua casa em Scottsdale, Arizona, EUA.

Pioneira da medicina holística, a Dra. Gladys McGarey tem muita sabedoria para compartilhar após uma longa vida que lhe proporcionou muitas alegrias, como também muitos inevitáveis contratempos ao longo do caminho.

Gladys é uma sobrevivente do câncer, suportou a morte de uma filha e se divorciou quando tinha quase 70 anos.

A separação aconteceu depois que seu marido de 46 anos de casamento, e seu parceiro de clínica, a deixou para ficar com outra mulher – uma das fases mais difíceis de sua vida, ela escreveu em seu livro, “The Well-Lived Life: A 102-Year-Old Doctor ‘s Seis segredos para saúde e felicidade em todas as idades .”

Para Gladys, não existe mistério para superar os contratempos da vida. “Você simplesmente não fica preso neles. É uma questão de escolha: O que eu escolho? Eu escolhi não ficar preso na dor e no sofrimento. Doeu e eu não gostei”, disse McGarey ao Today.

“Chega um ponto em que não vale a pena gastar mais tempo com isso. Eu tenho energia para fazer algo criativo e sair disso e trabalhar para frente.”, disse McGarey que afirma, que a filosofia é uma das principais dicas para viver bem.

Após seu doloroso divórcio, ela encontrou cura e alegria ao iniciar uma nova prática médica holística com sua filha, que deu propósito à sua vida. Ela chamou a experiência de “um grande professor” que a ajudou a encontrar sua própria voz como médica e mulher.

“Até aquele momento, eu dependia do apoio (dele) nas coisas que eu dizia. Depois disso, tive que acreditar que o que eu estava dizendo tinha força e era importante, Assim que consegui encontrar minha própria voz, escrevi uma carta para ele e agradeci por me dar minha liberdade. Porque até aquele momento, eu não sentia que minha voz era forte o suficiente.”, disse.

A médica também presta atenção em seus sonhos e os utiliza para guiar suas escolhas, afirmando que são uma chave para o inconsciente. Todos os dias, assim que acorda, os anota para procurar mensagens e pistas.

Segundo McGarey, todos nós temos o que chama de “suco” – a energia da vida, realização e alegria – que deve ser direcionado para onde você quer estar e como quer se sentir. Essa energia precisa se mover, mas é natural que às vezes as pessoas fiquem paralisadas, como ela ficou no divórcio. No entanto, quando isso acontece, a vida não flui como deveria ou poderia.

“É como ter um corte no braço e cutucar a casca. Enquanto você estiver cutucando a crosta, dói”, diz McGarey.

“Se você está gastando sua energia em algo que apenas o mantém infeliz, desconfortável ou em um lugar onde você não quer estar, comece a procurar o que está lá fora… o mundo está ao seu redor e está cheio de coisas incríveis, coisas incríveis.”

Perceba se você está preso e procure o caminho para sair – você o encontrará, mas somente quando começar a procurar, diz ela. Procure luz, amor e esperança.

A médica acredita que dieta e exercícios são importantes para uma boa saúde e longevidade, mas não recomenda nada específico de comer ou permanecer ativo. A tataravó diz que come o que quer, incluindo bolo de chocolate e um hambúrguer ocasional. Mas afirma que não bebe álcool e não fuma.

“Não me oponho ao álcool e acho que o vinho para algumas pessoas é uma coisa adorável. É o que funciona para você. A pessoa individual tem que viver sua própria vida individual, então, ao encontrar o que funciona para você, abençoe, use e trabalhe com isso.”

“Eu realmente acredito que cada um de nós tem um propósito aqui”, diz McGarey. “É nosso privilégio e nossa responsabilidade encontrar isso dentro de nós mesmos.” Para ela, o amor é o remédio mais poderoso.

Aos 102 anos, ela tem um plano de 10 anos para criar uma vila para a medicina viva, onde as pessoas possam “se reunir para praticar o bem-estar”.

“Eu me sinto saudável. Sinto-me mais forte em aspectos do meu ser que não tinha quando era mais jovem. Então eu chamo isso de envelhecer com saúde – encontre o que te faz feliz e faz outras pessoas felizes e vá em frente.”

Imagem de Capa: Arquivo Pessoal





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!