Mãe que deu à luz aos 64 anos é impedida pela justiça de criar os filhos por “ser idosa”

Uma mãe na Espanha foi impedida legalmente de estar com seus bebês, depois que a justiça de seu país a declarou inapta para cuidar de seus filhos após dar à luz aos 64 anos de idade.

Atualmente com 69 anos, há 4 anos Mauricia Ibáñez deu à luz seus gêmeos Gabriel e María de la Cruz , após um tratamento de fertilidade realizado nos Estados Unidos. Na época, Mauricia era considerada a mulher a se tornar mãe mais velha da Espanha.

Ao registrar seus filhos, o Serviço Social investigou seu caso, submetendo-a a um julgamento do qual ela tentou se defender como pôde, mas o tribunal determinou que os filhos estavam em “evidente situação de vulnerabilidade”.

De acordo com os especialistas, os traços de personalidade da mãe que “afetavam o desenvolvimento emocional e psicossocial dos menores” e não seria a idade a causa do julgamento.

A Vara de Família revisou seu caso em longo prazo, depois que ela recebeu acompanhamento do Serviço Social e assim observou se a mãe oferecia um ambiente seguro para os filhos crescerem, no entanto, ela vivia isolada e sem rede de apoio de familiares, o que mais preocupa as autoridades.

Após a notificação de inabilitação em 2017, Ibáñez afirma sentir-se “angustiado e traumatizado”, tentando contestar a decisão, mas o Supremo Tribunal Federal deu a sentença final.

“É claro que estou preocupado que eles possam levar meus filhos. Eles são tão indefesos, tão pequenos e delicados”, disse Ibáñez ao jornal El País em 2017, acrescentando que estava com medo constante da resolução. Na época em que seu caso causou grande rebuliço na Espanha devido à sua idade avançada, que muitos acreditavam ser o principal problema na criação dos filhos.

De qualquer forma, Mauricia Ibáñez teve que entregar seus filhos a pais adotivos desde o nascimento, podendo visitá-los ocasionalmente. Um momento difícil na vida dessa mãe, mas segundo pesquisas, será o melhor para o desenvolvimento dos gêmeos.

Imagem de Capa: B. PÉREZ por El País





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!