Apesar da sociedade actual ainda ser bastante sedentária, muito devido ao crescente número de empregos que implicam estar sentado a uma secretária o dia todo, cada vez as pessoas se preocupam mais com a sua saúde e bem-estar, praticando exercício físico com regularidade, seja em ginásios ou ao ar-livre. Contudo, muitas pessoas desculpam-se com a falta de tempo para não fazerem qualquer tipo de exercício físico.

Felizmente, cientistas conseguiram provar que a prática das actividades diárias, como limpar a casa, aspirar, lavar o carro ou até simplesmente caminhar por 10 minutos, trazem os mesmo benefícios para a saúde do que a realização de exercícios intensos no ginásio.

O estudo foi realizado por cientistas da Universidade de Boston que analisaram 2.109 homens e mulheres, com idade média de 47 anos, sendo que mais da metade estava com sobrepeso, tendo estes usado um acelerómetro, uma espécie de sensor que permitiu acompanhar todas as suas atividades.

Segundo os cientistas, os resultados mostraram que todos os que faziam exercícios, mesmo que fossem devido a actividades diárias, tinham um menor IMC (Índice de Massa Corpórea) e colesterol em comparação com os participantes que permaneceram sedentários.

Esta é sem dúvida uma grande descoberta que poderá incentivar aquelas pessoas que usam a desculpa de não terem tempo para não fazerem exercício, para começarem a fazer, nem que seja com as tarefas diárias da casa.

Além disso, existem várias formas simples de movimentares o teu corpo sem teres de passar horas e horas fechada num ginásio:

Substitui o elevador pelas escadas

Se moras num prédio ou trabalhas num edifício com vários andares, então que tal começares a trocar o elevador pelas escadas? Não digo para subires todos os andares de escadas, mas pelo menos usa o elevador para metade, e sobe o restante pelas escadas. Para descer, faz o mesmo 🙂

Estaciona o carro longe do teu trabalho

Se está um belo dia de sol, por que não deixares o teu carro estacionado na rua anterior e caminhares o restante trajecto até ao teu local de trabalho? Não só aproveitas o sol, como ainda fazes algum exercício.

Alonga

Se passas muito tempo sentada, não te esqueças de alongar sempre que te levantares, seja para conversar com alguém, tomar um café, ou até mesmo ir à casa-de-banho.

VEJA TAMBÉM




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!