
Uma imagem do nosso planeta Terra de um ângulo raramente visto deixou as pessoas em choque, e com razão.
Isso porque a maior parte das terras da Terra — cerca de 68% — está localizado no hemisférios Norte, dominado por continentes como América do Norte, Europa, a maior parte da Ásia, África e partes da América do Sul.
Desta forma, estamos acostumados a ver nosso planeta com bastante terra. No entanto, a superfície do nosso planeta é composta por aproximadamente 71% de água.
Depois que uma foto do Google Earth viralizou nas redes sociais, ela fez o ótimo trabalho de nos lembrar – ou revelar – de que realmente estamos habitando um planeta “azul”. Essa imagem mostra uma parte do hemisfério sul que nunca vemos – e isso deixou as pessoas um pouco desconfortáveis.
O internauta @AMAZlNGNATURE publicou no Twitter a viral captura de tela acompanhada da legenda: “O lado do planeta Terra que não estamos acostumados a ver”.
The side of planet Earth we aren’t used to seeing. pic.twitter.com/qKBsGiQFLv
— Nature is Amazing ☘️ (@AMAZlNGNATURE) May 4, 2025
O Oceano Pacífico ocupa quase toda a imagem — com apenas um ponto verde visível, da Nova Zelândia, no canto inferior esquerdo.
É possível ver que o maior e mais profundo oceano da Terra se estende de ponta a ponta, enquanto uma parte da Antártida — perto da parte inferior da imagem — parece branca e brilhante devido à sua superfície gelada.
Os únicos outros pontos brancos são de formações de nuvens e sistemas climáticos, típicos de imagens de satélite, espalhados pelo oceano.
O hemisfério oceânico — o lado da Terra que tem mais água e menos terra — é composto por aproximadamente 89% de oceano e 11% de terra.
Existe mais terra do que o que os olhos podem ver na foto, além da Nova Zelândia e da Antártida. Isso inclui as ilhas havaianas Fiji, Tonga, Samoa e outras nações insulares da Polinésia, Melanésia e Micronésia, incluindo a Polinésia Francesa e outros territórios – como a Ilha de Páscoa – e a extremidade das Ilhas Galápagos (quase dentro da borda).
Reagindo nas redes sociais, as pessoas acharam a foto bastante perturbadora – ao finalmente poder visualizar o lado do planeta Terra que não estamos acostumados a ver.
“A parte de trás da cabeça da Terra é uma loucura”, disse um internauta chocado, enquanto outro concordou: “Parece errado. Sinto como se estivesse vendo algo que não deveria.”
“A Terra deveria ser chamada de água”, comentou um terceiro, enquanto um quarto disse: “Prova de que a maior parte do nosso planeta ainda é mistério e oceano.”
Os neozelandeses ficaram felizes em ver seu próprio país no mapa, onde um deles respondeu ao autor da postagem original: “Fale por você mesmo. Olá da Nova Zelândia!”
Um segundo escreveu: “Ah, finalmente, um mapa do qual não ficamos de fora por uma vez… um mapa só para nós”, enquanto uma terceira pessoa disse: “Para os habitantes das ilhas do Pacífico, esta é a frente da Terra, não o verso.”
But who did that 😂😂😂 pic.twitter.com/UCrwMUlCY4
— Tziporah Malkah 🇮🇱🇺🇸🇦🇺 (@TziporahMalkah) May 4, 2025
No final das contas é tudo uma questão de perspectiva!
Imagem de Capa: Canva