Muitos são os apelos para a sociedade começar a reciclar e a deixar de deitar lixo para os rios e oceanos. Contudo, poucas são as empresas que de facto fazem alguma coisa para diminuir a quantidade de poluição na nossa Natureza.

Um homem brasileiro chamado Diego Saldanha, que vive na região metropolitana de Curitiba, cansado de ver tanto lixo no rio que passa junto de sua casa, decidiu pôr mãos-à-obra e construir ele próprio uma barreira flutuante formada por galões de plásticos unidos por uma rede que, esticada de uma margem à outra, funciona como uma espécie de parede que retém o lixo que é arrastado pela corrente.

Com esta sua invenção, o homem já evitou que mais de uma tonelada de lixo fosse parar à Natureza e contaminasse a água que abastece toda a região.

“Mas o que é que ele faz com as coisas que retira do rio?”- perguntas tu!

Como a mãe tem jeito para restaurar peças antigas, este fez uma parceira com a mesma para restaurar algumas peças, que acabam por ser vendidas. Com o restante lixo, o homem organizou uma espécie de “museu” ao lado do rio, para que as pessoas vejam o tipo de coisas que vão parar às águas dos rios, desde garrafas, televisões, lâmpadas, capacetes, chapéus-de-chuva, entre muitas outras coisas.

Já tirámos um sofá, também. Mas esse já foi embora, era muito grande para ficar aqui“, explicou Marizete Saldanha, mãe de Diego.

Segundo Diego, 90% do lixo que ele recolhe, são garrafas de plástico serviram para este arrecadar quase mil reais no ano passado, já que a escola municipal onde os seus filhos estudam possui um projeto que estimula os alunos a levarem todo o lixo recicláveis para a escola, que depois é vendido.

Apesar de ter gasto R$ 1000 neste seu projecto, este homem que vende frutas junto aos semáforos afirma que não se importa, pois a Natureza é muito mais importante e acredita que o que faz serve para chamar a atenção para a urgência em proteger os nossos rios, chegando a dar palestras sobre o assunto e a publicar vídeos na sua página do facebook, que já tiveram mais de 5 milhões de visualizações e 100 mil partilhas.

Sem dúvida um grande exemplo que todos nós deveríamos seguir. Por mais pessoas assim no Mundo! Parabéns Diego 👏

Fonte: Notícias UOL

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!