Para a maioria das pessoas, a abelhas não passam de animais “perigosos” que podem picar a qualquer momento, deixando um “rasto” de dor por onde passam. Mas a verdade é que estes animais são absolutamente essenciais para sobrevivência do nosso planeta e de nós mesmos. Daí ser tão importante que todos nós nos esforcemos para evitar a sua extinção.
Foi isso mesmo que a Holanda fez ao criar pequenos jardins nos telhados das paragens de ônibus da cidade de Utrecht.
Só na Holanda existem cerca de 358 espécies de abelhas, contudo mais de metade já estão em perigo de vias de extinção e, por isso, encontram-se registadas na Lista Vermelha Holandesa (RL).
Numa tentativa de solucionar esse problema, o país decidiu transformar as paragens de ônibus da cidade de Utrecht em paraísos apícolas para apoiar a população polinizada, ficando assim com 316 paragens de ônibus com telhados cobertos de vegetação. Desta forma, não só ajudam na sustentação da biodiversidade da cidade, como abelhas e abelhões, como tornam a cidade ainda mais bonita com o verde da natureza destes mini jardins.
“Um telhado verde é bom para uma cidade saudável e habitável… que pode, portanto, lidar melhor com problemas climáticos. Ajuda a evitar inundações e assegura que sofremos menos com o calor”, pode ler-se no site oficial da cidade de Utrecht.
O próximo objectivo da cidade é substituir os seus ônibus atuais por elétricos, esperando esperam empregar uma frota de trânsito totalmente neutra em carbono antes de 2028.
Uma cidade a servir de exemplo para todos nós ?
Imagem de capa: Instagram / uitdragerij