A maioria das pessoas quer manter o ambiente onde vivem limpo. Mas você sabia que limpar demais representa a mesma ameaça que fumar um maço de cigarros por dia?

Também nos chocou ler isso porque tendemos a associar limpeza com saúde. No entanto, estudos mostraram que limpar a casa com muita frequência pode diminuir seu sistema imunológico.

Claro, faz parte da nossa natureza querer manter a casa limpa. Especialmente em tempos em que as doenças aumentam no mundo, nos preocupamos em “esterilizar” nosso ambiente. No entanto, alguns produtos de limpeza podem fazer mais mal do que bem porque nosso sistema imunológico precisa de exposição a germes e bactérias.

Limpar excessivamente apenas enfraquece nossa resposta imunológica por causa de uma combinação de produtos químicos agressivos e falta de bactérias no ambiente.

Grande parte do perigo vem dos tipos de produtos que a maioria das pessoas usa para limpar suas casas e locais de trabalho. Produtos como alvejante doméstico, desinfetantes em spray aerossol e outros produtos de limpeza de marca têm ingredientes tóxicos que podem prejudicar sua saúde com muita exposição a eles.

Analisaremos abaixo os perigos desses produtos de limpeza, bem como alternativas saudáveis para limpar sua casa.

Os cientistas investigaram produtos de limpeza doméstica para ver como eles impactavam a função pulmonar e publicaram suas descobertas no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine. Pesquisadores noruegueses descobriram alguns fatos importantes neste estudo inédito sobre produtos de limpeza doméstica, listados abaixo:

O estudo acompanhou 6.000 mulheres ao longo de 20 anos e analisou como os produtos de limpeza podem afetar a saúde respiratória por um longo período, incluindo a obstrução das vias aéreas e o declínio da função pulmonar.

Os cientistas estudaram tanto profissionais de limpeza quanto proprietários de casas.

O estudo mediu o volume expiratório forçado, ou quanto ar os participantes podiam expelir de seus pulmões em um segundo. E também analisaram a capacidade vital forçada, ou quanto ar eles podiam soprar depois de inalar profundamente primeiro.

Enquanto as pessoas começam a ver um declínio em seus 20 e poucos anos de ambos os fatores respiratórios, o estudo descobriu que o uso regular de produtos de limpeza tóxicos piorou a capacidade pulmonar.

Limpar apenas uma vez por semana, usando produtos químicos, ao longo de 20 anos levou a grandes danos nos pulmões. As pessoas que limpavam profissionalmente sofreram danos pulmonares semelhantes a alguém que fuma um maço de cigarros por dia durante 10 a 20 anos.

Os pesquisadores acreditam que alguns dos ingredientes dos produtos de limpeza podem levar a resultados prejudiciais no corpo.

O Grupo de Trabalho Ambiental revisou o estudo e ofereceu as seguintes dicas:

Compre menos produtos de limpeza para reduzir a exposição e economizar dinheiro. Quando você compra produtos de limpeza industrializados, os fabricantes legalmente não precisam listar todos os ingredientes em seus produtos. Por causa disso, você não tem ideia do efeito que isso terá na sua saúde a longo prazo.

Tente não usar produtos de limpeza em spray. Se você usá-los, borrife-os em um pano primeiro para minimizar as gotículas que você ingere. Use panos de microfibra para tirar o pó da sua casa em vez de panos comuns de limpeza.

O uso a longo prazo desses produtos químicos, certamente deve ser usado com cautela. Vejamos algumas outras maneiras pelas quais os produtos de limpeza doméstica podem prejudicar sua saúde.

Prejudica seu sistema imunológico

Um estudo com animais publicado na Science em 2012 mostrou como viver em um ambiente excessivamente estéril pode prejudicar a saúde. Os pesquisadores dividiram camundongos em dois grupos: o primeiro grupo não foi exposto a nenhuma bactéria, criado em um ambiente “livre de germes”; o segundo grupo foi exposto a bactérias boas e ruins.

Quando os pesquisadores os testaram, descobriram que os camundongos livres de germes tinham níveis muito mais altos de inflamação no cólon e nos pulmões em comparação com os camundongos com sistema imunológico saudável.

Além disso, camundongos com sistema imunológico comprometido também apresentaram sintomas semelhantes à asma e colite ulcerativa. No entanto, uma vez que os pesquisadores os expuseram a níveis saudáveis de bactérias duas semanas após o nascimento, seus sistemas imunológicos ficaram mais fortes e a inflamação desapareceu.

Aumenta a poluição do ar em casa

Um estudo de 2006 publicado na revista Indoor Air descobriu que produtos de limpeza químicos geralmente contêm altos níveis de compostos orgânicos voláteis ou VOCs.

Além disso, esses produtos de limpeza geralmente têm outros produtos químicos tóxicos, como éteres de glicol e terpenos, que podem reagir com formaldeído e outras partículas para criar ozônio, que danifica os pulmões. Os produtos com aroma cítrico contêm produtos químicos de terpeno de fragrância sintética chamados limoneno e linalol.

Pesquisadores descobriram que usar produtos de limpeza com frequência favorece ao aumento de sintomas de rinite, uma inflamação do revestimento do nariz, em 29 a 97%.

Maior probabilidade de desenvolver asma

Os produtos de limpeza profissionais, bem como os proprietários, têm um risco aumentado de desenvolver asma devido aos produtos químicos nos produtos. Um estudo de revisão de 2010 publicado no Current Opinion in Allergy and Clinical Immunology encontrou evidências ligando produtos de limpeza à asma relacionada ao trabalho e de início recente.

Os pesquisadores acreditam que os ingredientes irritantes ou a sensibilidade a certos ingredientes podem causar sintomas. O autor do estudo observou que esses produtos especificamente podem piorar a asma:

• Produtos de limpeza em spray
• Alvejante de cloro
• Outros desinfetantes

Piora as condições da pele

Muitos produtos de limpeza e pós de lavanderia contêm ingredientes que agravam as condições da pele, como dermatite, eczema e psoríase. Conservantes como a metilisotiazolinona são conhecidos por irritar a pele e, por causa disso, foram removidos de muitos produtos cosméticos.

No entanto, certifique-se de ler os rótulos ao comprar produtos de limpeza regulares ou mesmo naturais ou detergente para a roupa, pois ainda é usado em muitos produtos de enxágue.

Misturar acidentalmente produtos químicos tóxicos pode criar gases venenosos.

Muitos dos produtos de limpeza domésticos que usamos têm produtos químicos perigosos por conta própria, mas misturá-los com outros produtos de limpeza pode ter resultados desastrosos.

Por exemplo, muitas pessoas acidentalmente misturam alvejante com produtos de limpeza contendo amônia, como limpadores de vidro ou de piso. Isso cria gás cloramina, que pode criar os seguintes sintomas em apenas 24 horas:

• Irritação dos olhos, nariz, garganta e vias aéreas
• Olhos lacrimejantes
• Coriza
• Dor de garganta
• Tosse
• Congestão no peito

Alternativas mais seguras para produtos de limpeza

Para a limpeza semanal, você não precisa esterilizar completamente sua casa com um monte de produtos químicos. Ingredientes simples que você provavelmente já tem, como vinagre branco, bicarbonato de sódio e sabão de castela, podem fazer o trabalho.

Se você precisar fazer uma limpeza profunda, adicione algumas gotas de óleos essenciais para matar os germes, optando sempre por produtos sem perfume quando possível.

Evite sabonetes antibacterianos, especialmente aqueles que contêm triclosan, um conhecido desregulador hormonal.

Cuidado com produtos de limpeza verdes também. Um estudo de 2015 descobriu que muitos continham substâncias cancerígenas, fragrâncias adicionadas e compostos orgânicos voláteis semelhantes aos produtos de limpeza comuns.

Embora a maioria das pessoas não pense duas vezes em seus produtos de limpeza, devemos prestar mais atenção em como limpamos nossas casas. A limpeza com produtos químicos tóxicos não só pode causar os mesmos danos aos nossos pulmões quanto fumar um maço de cigarros por dia, mas também pode enfraquecer nosso sistema imunológico.

Quando você for comprar produtos de limpeza, certifique-se se listam produtos de limpeza naturais ou utilize alternativas aos prejudiciais.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Imagem de Capa: Adobe Stock

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!