
Se você já se perguntou por que podemos comer um grande filé de costela malpassado, mas as aves precisam ser cozidas por completo, saiba que há uma razão muito importante para isso.
Cada um tem sua preferência quando se trata do ponto da carne bovina: enquanto alguns gostam dela rosada e malpassada, outros se sentem um pouco enjoados com qualquer coisa que não seja bem passada.
Mas no caso do frango, a carne deve ser cozida até ficar branca e o suco sair totalmente transparente. Mas por que os tipos de carnes são cozidas e comidas de forma diferente?
Bem, tudo tem a ver com o corte. Bifes bovinos são cortes únicos de músculo, então, na prática, qualquer bactéria à qual a carne seja exposta fica limitada à parte externa do filé, que é destruída durante o processo de cozimento.
Com o frango é diferente, como explicam os Centros de Controle e Prevenção de Doenças: “Quando cozido, o frango pode ser uma escolha nutritiva, mas o frango cru pode ser contaminado com germes Campylobacter, Salmonella ou Clostridium perfringens”.
O frango é uma carne menos densa, o que significa que as bactérias presentes na parte externa do corte podem facilmente chegar ao interior. Desta forma, é preciso cozinhá-lo completamente para eliminar as bactérias, tornando-o seguro para consumo.
O CDC explica que não cozinhar bem o frango pode colocar você em risco de intoxicação alimentar. Além disso, é estimado que a Salmonella causa mais doenças transmitidas por alimentos do que qualquer outra bactéria.
Eles explicam: “Se você comer frango malpassado, poderá contrair uma doença de origem alimentar, também chamada de intoxicação alimentar. Você também pode ficar doente se consumir outros alimentos ou bebidas contaminadas por frango cru ou seus sucos.”
O frango é uma das principais fontes dessas doenças. Aliás, cerca de 1 em cada 25 pacotes de frango no supermercado está contaminado com Salmonella, afirma o CDC.
Os sinais e sintomas da infecção por salmonela incluem:
- Diarréia
- Cólicas estomacais
- Febre
- Náusea
- Vômito
- Calafrios
- Dor de cabeça
- Sangue nas fezes
Os sintomas geralmente duram de alguns dias a uma semana, mas pode levar mais tempo para que os hábitos normais de evacuação sejam retomados.
Se a doença durar mais do que alguns dias, estiver associada a febre alta ou fezes com sangue ou parecer estar causando desidratação, é importante procurar orientação médica o mais rápido.
Imagem de Capa: Canva