Espero que, em sua vida, você evite ter que lidar com narcisistas que tentam manipulá-lo. Se, por outro lado, você suspeitar que está sendo afetado por alguém com esse comportamento, é importante reconhecer suas táticas inteligentes, mas que são prejudiciais.

Os narcisistas têm vários traços, mas acima de tudo, um narcisista é egoísta. Eles são motivados pelo que é melhor para eles, não pelo que é melhor para os outros, e é improvável que você consiga mudar isso em sua natureza. Remover-se da influência de um narcisista às vezes é a melhor coisa que você pode fazer para proteger seu bem-estar mental e emocional.

11 formas que narcisistas usam para manipular você

1. Triangulação

Os narcisistas acreditam que estão sempre corretos e, para provar isso, trarão uma terceira pessoa que já convenceram a apoiá-los. Isso é claramente injusto porque se você soubesse que havia uma audiência de instrução, você teria trazido suas próprias testemunhas. Os narcisistas costumam se safar com suas opiniões erradas através da cortina de fumaça de ter muitas pessoas ao seu lado.

2. Desvalorização

Você pode ter parecido tudo o que o narcisista queria que você fosse, mas agora parece que eles odeiam as mesmas coisas que uma vez disseram que gostavam em você. Essa é uma maneira pela qual o narcisista o manipula para acreditar que você precisa ser ainda melhor do que é para agradá-lo. Se você internalizar isso, sentirá que tem pouco valor. Na realidade, você merece mais e não deve se permitir ser desvalorizado por ninguém.

3. Agressão

Pesquisadores que estudam traços de personalidade narcisista relacionados ao comportamento agressivo dizem que os narcisistas mostram fortes associações com agressão aberta, agressão verbal e incapacidade de controlar seu comportamento ou emoções. Não entre em uma situação insegura com um narcisista.

Certifique-se de se proteger de ser vítima das tendências abusivas. Mais uma vez, você merece melhor.

A agressão física é fácil de ver, a agressão psicológica é mais difícil de identificar. Estas são as características de um agressor psicológico de acordo com a Linha Direta de Violência Doméstica:

  • Intimidando você ou fazendo você sentir medo
  • Ameaçando você
  • Usando linguagem depreciativa
  • Retenção de apoio emocional, físico ou financeiro
  • Controlando seu acesso a amigos e familiares
  • Controlando seu comportamento
  • Pressionando você para fazer coisas que você não quer fazer

4. Vergonha

Menosprezar os outros e fazê-los se sentirem menos valiosos é uma maneira de um narcisista tentar manipulá-lo. Se eles fazem você se sentir envergonhado por sua aparência, falta de educação ou classe social, então eles te diminuem em comparação.

5. Fazendo-se de vítima

A atitude de “não posso com você” é uma das táticas do narcisista. Ao se fazer de vítima, o narcisista está forçando você a consolá-los e ajudá-los a justificar seu ego inflado. Não recue de sua postura, caso contrário, você está implicitamente permitindo que o narcisista faça tudo do jeito dele (ou dela).

6. Comportamento inadequado

Pesquisadores dizem: “Os narcisistas realmente se comportam de maneira mais extrovertida e menos agradável do que os não narcisistas, faltam mais às aulas e usam mais linguagem sexual”. É provável que essas pessoas o envergonhem em público e façam você se desculpar com os outros por seu comportamento. Ao fazer isso, você está apoiando o ego do narcisista sendo seu lacaio e suavizando as coisas, tornando mais fácil para ele continuar se livrando de um comportamento inaceitável.

7. Monopolizando a conversa

Um narcisista acredita que tudo deve ser sobre ele, então não se surpreenda se ele não estiver ouvindo você. Não apenas isso, mas o narcisista imediatamente volta o assunto para si mesmo e o interrompe quando você está falando, mas não tolerará se você o cortar.

8. Projetando

Seja o que for que você acusa o narcisista de fazer, eles refletem e culpam você por isso. Eles projetam seu comportamento nos outros porque acreditam que eles mesmos são perfeitos.

9. Lavagem cerebral

Você já se pegou fazendo coisas que não quer fazer por um narcisista? Esta é outra forma de eles manipularem você. De alguma forma, eles usaram um estratagema para fazer você obedecer ao comando deles, apesar de você não querer.

10. Gaslighting

Gaslighting é uma ferramenta insidiosa usada por psicopatas, sociopatas e narcisistas. Essa tática faz você questionar sua própria sanidade. Por exemplo, eles podem insistir que você é o abusivo, que você não ouve os sentimentos deles e que os está derrubando, enquanto abusa verbal e emocionalmente de você na mesma conversa. Eles podem até ficar fisicamente com você, mas se você virar as costas para eles, eles vão insistir que você é desrespeitoso.

11. Agressão verbal

Gritar e usar linguagem ofensiva é outra maneira de um narcisista tentar manipulá-lo. Novamente, a tática é fazer você se sentir inferior e com medo. Mantenha-se forte diante desse tipo de comportamento de bullying. Mantenha a voz calma e em volume normal; peça ao narcisista para fazer o mesmo. Se eles não mudarem a maneira como estão falando com você, recuse-se a falar com eles.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Imagem de Capa: Paolese no Adobe Stock

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

40 COMENTÁRIOS

Comments are closed.