Companhia aérea vai começar a pesar os passageiros além da bagagem para calcular ‘saldo de voo’

A principal companhia aérea da Finlândia anunciou que além de pesar as bagagens, irá começar também a pesar os passageiros dos voos. A Finnair comunicou que a mudança, visa melhorar os cálculos de equilíbrio para aumentar a segurança das viagens aéreas.

“A Finnair coletará dados pesando os clientes voluntários e sua bagagem de mão no portão de embarque”, disse o comunicado da empresa, afirmando que será feita de forma voluntária, durante os meses de fevereiro, abril e maio.

A companhia aérea disse que a pesagem dos passageiros ajudará a garantir que a companhia aérea não exceda o peso máximo definido que um avião pode suportar antes de decolar.

“Utilizamos os dados de pesagem para os cálculos médios necessários para a operação segura dos voos, e os dados recolhidos não estão de forma alguma ligados aos dados pessoais do cliente”, disse Satu Munnukka, chefe dos processos terrestres da Finnair, num comunicado.

Os observadores afirmam que as mudanças nos padrões alimentares e nas dietas estão a levar a passageiros muito mais pesados, o que pode ter um impacto na segurança dos voos.

A maioria das companhias aéreas europeias utiliza o peso médio dos passageiros calculado pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA), que calcula que os homens têm um peso médio de 82,2 kg, enquanto as mulheres atingem 67,5 kg.

“Trezentas pessoas que pesam mais do que a média podem colocar um avião significativamente acima do peso, e todos os nossos cálculos de desempenho – comprimento da pista, subida, remoção de obstáculos, distâncias de pouso, capacidade de altitude – todos dependem do peso, entre outras coisas”, disse Shem Malmquist, instrutor da Faculdade de Aeronáutica da Florida Tech, à CNBC.

Imagem de Capa: Finnair/Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!