A gravidez seria tão maravilhosa, se não fosse pelas náuseas e vômitos que a infernizam, principalmente, no primeiro trimestre. Hoje vamos dar-lhe algumas dicas para a ajudar a vencer este problema.

Como pode algo tão maravilhoso e milagroso como a gravidez começar com náuseas e vômitos? Os vômitos durante a gravidez são perfeitamente normais, embora possam ser bastante desagradáveis.

Ninguém sabe qual é a razão exata para o vômito durante a gravidez. A ciência afirma que os hormônios em constante mudança possam ser uma das causas. Os músculos do estômago são afetados e o resultado é “enjoo matinal”.

Quase 65% das mulheres grávidas são afetadas por vômitos na gravidez. Os desencadeadores podem ser determinados cheiros, alimentos, estresse, ansiedade, cansaço ou até mesmo deficiências vitamínicas. Mas se você aplicar algumas dessas dicas e truques, você pode ser capaz de vencer o problema.

Você pode ter vômito verde ou vômito amarelo e amargo, ambos sinais de que algo pode estar mal com seu organismo e que podem gerar preocupação. O vômito preto pode ser sinal de hemorragia interna e deve levá-la de urgência a um hospital.

Remédios para parar de vomitar na gravidez

1. Limão

O primeiro em nossa lista de remédios caseiros para vômito durante a gravidez é o limão. Seu cheiro pode acalmá-la e diminuir as náuseas, prevenindo o vômito.

Como usar:

  • Comece o dia bebendo um copo de água com limão espremido na hora com uma colher de mel.
  • Rale o limão e cheiro um pouco as cascas para se sentir melhor quando uma onda de náuseas a atingir
  • Coloque algumas gotas de óleo essencial de limão em um lenço e inspire profundamente sempre que sentir náuseas.

2. Biscoitos

Coma alguns biscoitos assim que acordar de manhã. O biscoito é insípido, rico em carboidratos e absorve qualquer ácido acumulado durante a noite.

  • Mantenha os biscoitos à mão e coma alguns antes de se levantar
  • Não se levante imediatamente. Deixe o processo de digestão começar.
  • Não se deixe ficar com fome e coma o biscoito antes que a náusea o atinja.

3. Beba água, muita água

O melhor remédio natural para combater os enjoos matinais é a água. Beba água assim que acordar. Tome alguns goles mesmo antes de sair da cama.

Você pode e deve beber um pouco de cada a cada hora, de forma a manter-se hidratada e evitar as náuseas.

4. Aumente quantidade de vitamina B6 em sua dieta

A vitamina B6 é conhecida por combater as náuseas e é completamente segura para seu bebê durante a gravidez.

Se sua dieta não for rica nesta vitamina, você pode optar por suplementos de vitamina B6, após consulta com seu médico. Se preferir uma fonte natural desta vitamina, bananas, peixe, abacate, nozes e arroz castanho podem passar a ser alimentos importantes em sua dieta.

5. Iogurte

Rico em vitamina B12, o iogurte irá certamente ajudá-la a diminuir as náuseas durante a gravidez. Os probióticos irão ajudar a regular o sistema digestivo. Experimente comer o iogurte com frutas frescas para um efeito maior.

6. Gengibre

O gengibre é uma das respostas se você quiser saber como evitar o vômito durante a gravidez. Ajuda a digestão e limita a secreção de ácidos estomacais.

Como usar:

  • Coloque um pequeno pedaço de gengibre na boca e chupe quando sentir náuseas.
  • Adicione 5 gotas de suco de gengibre a 1 colher de chá de mel. Coma este mistura assim que acordar manhã, descansando um pouco antes de sair da cama.
  • Beba 1-2 xícaras de chá de gengibre diariamente. Ferva uma colher de chá de gengibre ralado em um copo de água por pelo menos 10 minutos. Coe o líquido, adicione mel e beba lentamente, de preferência com os pés para cima.

Quando procurar ajuda médica

  • Se você estiver vomitando com muita frequência, isso pode ser um sinal de alergia ou infecção alimentar.
  • Se você está cansada ou desidratada após vários episódios de vômito, você pode precisar de intervenção médica e de alguns suplementos.
  • Se você sentir que a cor do seu vômito é diferente do habitual, talvez de cor muito escura ou amarela, converse com seu médico imediatamente.

Os vômitos são normais durante a gravidez, uma vez que não afetam o seu bebê, nem têm efeitos a longo prazo em você. É temporário, mas a sensação pode ser bem frustrante. Siga as dicas dadas nesse artigo e boa sorte.

Para mais artigos de saúde pode visitar o website Saúde SOS.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!