“Com quem eu casei?”: Especialistas compartilham sinais de que você está em um relacionamento com um mentiroso patológico

Após Reesa Teesa publicar na redes sociais vídeos, que viralizaram, sobre seu ex-marido, especialistas estão compartilhando sinais de que você está em um relacionamento com um mentiroso patológico.

Não fique perguntando: “Com quem eu casei?”

Essa foi a pergunta que passou pela mente de Reesa Teesa após as mentiras de seu marido serem reveladas depois que ela disse “sim”. A chocante história da mulher da Geórgia, EUA, cativou milhões de usuários no TikTok.

O agora ex-cônjuge de Reesa, chamado “Legion”, prometeu férias luxuosas, falsificou documentos e afirmou ter um emprego corporativo confortável quando na verdade era motorista temporário de empilhadeira.

A história deixou muitos espectadores temendo que também pudessem ser casados com um mentiroso patológico, levando os terapeutas a compartilhar os sinais reveladores a serem observados.

@reesamteesa Just a small snippet of the things my ex husband lied about. #pathologicalliar #divorcetok #covid #reesateesa ♬ original sound – ReesaTeesa

“A mentira patológica costuma ser um sintoma de transtorno de personalidade antissocial e transtorno de personalidade narcisista”, disse a psicoterapeuta Marni Feuerman ao HuffPost. “Um mentiroso patológico usa a mentira para conseguir o que deseja de uma maneira egocêntrica, manipuladora e astuta.”

Mentirosos patológicos não devem ser confundidos com mentirosos compulsivos ou habituais, que “não são tão ‘sofisticados’”.

Então, como você pode identificar um mentiroso patológico para evitar ficar dolorosamente preso em sua teia de mentiras? Entenda a seguir:

1. É bom demais para ser verdade, provavelmente é

“Os sinais de que você pode estar lidando com um mentiroso patológico podem surgir lentamente em sua consciência porque, no início, a pessoa pode confabular coisas boas e emocionantes para atraí-lo para sua órbita. Eles adoram bombardear você”, disse a psicóloga Debra Campbell ao HuffPost.

“Há uma parte de você que quer que isso seja verdade; você fica deslumbrado por um tempo”, ela continuou. “Então, gradualmente, surgem pequenas inconsistências, talvez sobre coisas do tipo ‘nada’ que deixam você confuso.”

2. Você acha quase impossível verificar os supostos fatos que eles relataram sobre suas vidas

Um mentiroso patológico pode “evitar perguntas” sobre seu passado ou fornecer detalhes vagos que não podem ser confirmados.

“Eles também podem alegar que não falam mais com a família, o que é um pouco suspeito”, disse Kathryn Smerling, psicoterapeuta, ao HuffPost. “Em suas histórias, eles também podem mudar detalhes ao trazê-las de volta à tona – sua narrativa é inconsistente”, acrescentou o especialista.

3. Eles ficam na defensiva quando você aponta uma inconsistência

“Eles viram o jogo transferindo a culpa para o indivíduo que os questionou, atribuindo culpa e lançando dúvidas sobre seu julgamento”, disse a terapeuta matrimonial e familiar Sheri Meyers ao HuffPost.

“Essa manipulação pode induzir uma sensação de gaslighting, deixando você questionando a validade de sua realidade e de suas conclusões. A mentira patológica pode fazer parte de um padrão de relacionamento abusivo.”

4. Eles descartam seus sentimentos

Além da atitude defensiva, o desprezo é um sinal revelador. Os especialistas dizem que se você expressar mágoa depois de flagrar um mentiroso patológico inventando uma ficção, eles desconsiderarão seus sentimentos.

“Depois de discernir um padrão regular de comportamento mentiroso em um parceiro, você sentirá dor, estresse e insegurança contínuos”, disse Feuermann.

5. Confie no seu instinto

“Nosso corpo nos envia sinais de perigo e segurança o tempo todo e geralmente começa no estômago. Você está tendo mais problemas gastrointestinais do que o normal?, disse a terapeuta matrimonial e familiar Erin Pash ao canal.

“Nossos centros de empatia não funcionam quando alguém está mentindo e isso se manifesta como náusea, indigestão e outras sensações desconfortáveis em nosso estômago que podem dizer muito se você apenas prestar atenção.”

Feuerman disse que “a verdade é um requisito básico” para um relacionamento saudável – a bandeira vermelha definitiva, então, é alguém que é um grande arquiteto de mentiras.

“Se o seu parceiro é incapaz de dizer a verdade – seja por causa de uma patologia ou de um hábito – é hora de seguir em frente”, acrescentou.

Imagem de Capa: Reprodução





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!