Esta pandemia de Covid-19 veio mudar a vida de muitos de nós! Muitas empresas fecharam, levando a um aumento do desemprego. Mas nem sempre isso é um aspeto negativo! Existem oportunidades que podemos, e devemos, agarrar! Neste artigo vamos falar-lhe da carreira de Coaching, e como ela pode ser uma forma de ganhar dinheiro este ano!

Nesta altura deve estar a perguntar-se o que é coaching, e de que forma esta profissão pode ser útil para sair do “sufoco” nesta altura. Pois bem!

Se ainda não conhece esta profissão, está na hora de saber tudo sobre ela, porque, efetivamente, pode fazer toda a diferença para as pessoas que estão à procura de algo que possam fazer remotamente, tendo em conta que esta pandemia nos impede de conviver com os outros.

Vamos?

O que é Coaching?

O coaching é um processo de auxílio a pessoas que estão a passar por uma fase de estagnação nas suas vidas, ou que estão numa fase má. O profissional de coaching chama-se de Coach. Ele é uma pessoa que ajuda os seus clientes em vários aspetos da sua vida, desde aspetos pessoais, a profissionais. É uma pessoa com formação que permite ajudar os seus clientes a resolver os problemas, e indicar-lhe a melhor forma de agir em determinadas situações.

Qual o seu maior objetivo?

Fazer com que os seus clientes tenham uma melhor qualidade de vida!

Como?

Pois bem! Ele entende quais as limitações dos seus clientes, e pode ajudá-los a ultrapassar esses limites. Por exemplo, imagine que um cliente não consegue atingir as metas profissionais a que se propôs. É o coach que vai ajudá-lo a identificar as causas para a estagnação e fornece-lhe as melhores estratégias para resolver esse problema.

Embora não seja um psicólogo, ele atua com base nos princípios da psicologia para ajudar os seus clientes a ultrapassar os seus problemas.

Ele não resolve traumas, nem conflitos internos, mas ajuda, na prática, na evolução pessoal e profissional.

Como o Coaching pode ajudar na pandemia de Covid-19?

Como pudemos perceber, o coaching motiva os clientes a sempre melhorarem, apoia-os no seu caminho, estimula-os a ter novas metas e objetivos. Ora, isso não implica, obrigatoriamente, encontros ao vivo.

Hoje em dia, com a internet, é possível estabelecer contactos com várias pessoas, de todo o mundo, através de um computador, tablet, ou até mesmo por um Smartphone.

Por isso mesmo, se a pandemia de Covid-19 não nos deixa estar perto de outras pessoas, temos de apostar em negócios que possam ser feitos digitalmente. É o caso do coaching!

Como os coachs trabalham com a motivação, não precisam estar perto para passar positividade, estratégias, e dicas para os seus clientes. Com as várias plataformas de comunicação online, hoje em dia podemos falar com pessoas do outro lado do mundo, a um passo de um clique!

Ora, se ficaste sem emprego, ou se estás à procura de uma oportunidade nesta pandemia, o coaching pode, sim, ser uma excelente opção!

Com quem podes trabalhar como Coach?

Como coach, podes atuar em diferentes áreas, por isso podes trabalhar com várias pessoas de perfis diferentes. Ora vejamos!

  • Mundo empresarial – Podes escolher dedicar-te, exclusivamente, ao mundo empresarial, ajudando os funcionários a cumprir com as metas da empresa. A verdade é que, muitas vezes, não é uma questão de falta de talento, nem de capacidades, mas uma falta de motivação. E esse é o trabalho do Coach.
  • Coaching pessoal – Poderás gostar mais de trabalhar com pessoas individuais. Neste caso, vais orientar as pessoas de forma a que elas consigam alcançar as suas metas e objetivos, sejam eles profissionais, ou pessoais. Neste caso, a proximidade com o cliente é muito maior.
  • Aulas – Como coach, vais poder ensinar os outros a tornarem-se, também, coachs no futuro. É claro que este caminho é para aqueles que já têm muitos conhecimentos na área, e trabalham já há alguns anos na área do coaching.
  • Palestras – Com toda a certeza, já vista na internet vários vídeos de coachs a darem palestras motivacionais. Esta é uma das formas de ganhar dinheiro na pandemia com o coaching!

Outras profissões com saída na pandemia de Covid-19

Se o coaching não te convenceu, então está na hora de olhar para outras alternativas. Como dissemos logo no início do artigo, o facto de ficarmos desempregados, ou o trabalho ficar complicado por causa do novo coronavírus, não tem de ser algo negativo!

Existem, sim, muitas oportunidades que podemos agarrar com “unhas e dentes”! Muitas profissões tiveram um crescimento incrível nos últimos meses, e isso não teria acontecido se não fosse a pandemia.

Como podemos ver no site Guia das Profissões, existem 5 profissões que são consideradas de grande futuro. Se olharmos para elas, podemos perceber que todas são feitas digitalmente. Não é difícil perceber o porquê!

A internet ganhou um espaço gigante de oportunidades nesta pandemia, e foi mesmo a única solução para muitas empresas continuar a trabalhar. Por isso, qualquer atividade que ajude as empresas a crescerem no mundo digital, estão em alta, e vão continuar em alta nos próximos anos.

Vamos ver quais?

  • Analista de Marketing Digital – Este profissional desenvolve estratégias de marketing e de comunicação com foco nos meios digitais. Ele é essencial para fazer com que os consumidores conheçam a empresa e os seus produtos / serviços.
  • Influenciador Digital – Conhecidos como influencers, eles são cada vez mais procurados pelas empresas para fazerem a divulgação da marca e dos seus produtos.
  • Walker Talker – Este é um novo profissional que atua na internet. O objetivo é ajudar pessoas idosas através da internet. Como a muitas pessoas de idade estão muito tempo sozinhas, os Walker Talkers vêm quebrar o silêncio e conversam com eles durante algum tempo.
  • YouTuber – Da mesma forma que os Influenciadores Digitais estão a fazer parte das estratégias de marketing das empresas, também os Youtubers assumem um papel importante. Eles são excelentes comunicadores, com grande público, e podem ajudar as empresas a chegar a mais pessoas.
  • Especialista em e-Commerce – Qualquer empresa que queria vender na internet tem de ter um especialista em e-Commerce. Não basta ter uma presença na internet, tampouco ter uma loja online. É preciso captar clientes para a loja, e converter em vendas! E é isso que o especialista em e-Commerce faz!

Se ficaste interessado em saber mais sobre estas profissões, basta ir ao site do Guia das profissões, porque eles explicam em detalhe cada uma delas!

Concluindo:

Como vimos ao longo deste artigo, o coaching é uma excelente forma de ganhar dinheiro online. Muitas pessoas procuram ajuda para ultrapassar os seus problemas, e o coach pode, sim, fazer a diferença na vida delas.

A grande vantagem é que podes trabalhar a partir da internet e, por isso, esta pandemia de Covid-19 não vai afetar o teu trabalho.

Então, se estás a pensar em algo para fazer no futuro próximo, considera o Coaching como uma das melhores alternativas para a tua vida profissional!

Foto por jcomp – br.freepik.com

VEJA TAMBÉM




COMENTÁRIOS