Brasileiros brilham na maior olimpíada de matemática do mundo

Nos dias 2 e 13 de julho no Japão, ocorreu a 64ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Dessa forma, os estudantes brasileiros mostraram seu talento e habilidades matemáticas ao conquistarem medalhas de ouro, prata e bronze

Contudo, o maior destaque foi para o estudante Matheus Alencar, um jovem cearense de apenas 16 anos, que subiu ao ponto mais alto do pódio.

A equipe brasileira retornou com um excelente resultado, trazendo consigo uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze. Entre os premiados, três estudantes são do renomado Colégio Farias Brito, de Fortaleza.

O desempenho conjunto da equipe colocou o Brasil na 16ª posição, entre os 112 países participantes dessa competição de alto nível. Matheus Alencar de Moraes, desde os 11 anos, dedica-se incansavelmente ao estudo da matemática, perseguindo o sonho de competir na IMO.

“Quando ele tinha 11 anos, ele afirmou com determinação que queria ir para a IMO e assustar os chineses”, disse sua mãe ao g1.

Essa conquista representa não apenas o talento individual de Matheus, mas também o apoio e incentivo de sua mãe, Marcele, que, como viúva, assumiu a responsabilidade de incentivar o sucesso acadêmico do filho.

sabiaspalavras.com - Brasileiros brilham na maior olimpíada de matemática do mundo
Arquivo Pessoal

A participação na Olimpíada Internacional de Matemática é uma honra para estudantes do ensino médio de mais de 100 países. Desde a primeira participação do Brasil, em 1981, o país acumula um impressionante histórico de conquistas.

Desse modo, com um total de 158 medalhas, incluindo 14 de ouro, 55 de prata e 89 de bronze, além de 35 menções honrosas.

Com informações: g1

Imagem de Capa: Arquivo Pessoal





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!