Todos nós já ouvimos dizer imensas vezes que nunca é tarde para realizarmos os nossos sonhos, e Lupita Palacios é a prova disso! Com 96 anos, a idosa não só realizou um sonho antigo de aprender a ler e a escrever, como pretende mesmo ir mais longe e terminar o ensino médio, e quem sabe até continuar os estudos depois disso!

Sendo a mais velha de cinco irmãos da comunidade indígena Vicente Guerrero, de Ocozocoautla de Espinosa, um município do estado do Chiapas, no México, Lupita nunca teve a oportunidade de frequentar a escola, tendo começado desde bastante nova a ajudar a família nas tarefas domésticas. Mais tarde, chegou a trabalhar como comerciante e trabalhadora doméstica, e foi uma das fundadoras do Mercado Cinco de Mayo em Tuxtla Gutiérrez, a capital de Chiapas.

Contudo, o seu desejo de aprender nunca desapareceu e, por isso, aos 96 anos, decidiu mudar a sua vida e inscrever-se no Instituto de Educação de Jovens e Adultos de Chiapas, tendo concluído com sucesso o ensino primário em apenas 6 meses.

Actualmente encontra-se a frequentar o ensino secundário e, apesar de não ter uma vida fácil ao viver sozinha na companhia de uma das suas netas com paralisia cerebral num bairro popular no sul de Tuxtla Gutierrez, continua empenhada nos seus estudos, contando não só com a ajuda dos seus professores, que lhe entregam todos os dias o material que esta precisa para estudar, como com a sua família, que vê nesta uma fonte de inspiração e orgulho.

O seu filho Enrique Vázquez Palacios diz mesmo que Lupita está muito motivada para continuar a estudar. “Ela é a mais velha a terminar o ensino secundário e diz que quer continuar a estudar”, disse ao jornal EFE.

“Eu sinto-me muito bem, como pode ver, assim como eu digo, pouco a pouco estou a aprender a ver como posso servir esta terra santa aos 96 anos de idade”, disse Lupita com um rosto animado e acenando um dedo em aprovação.

Sem dúvida um exemplo de perseverança e a prova de que, realmente, nunca é tarde para realizarmos os nossos sonhos!

Aqui tens o vídeo da sua entrevista ao jornal EFE:

Imagem de capa: Reprodução

VEJA TAMBÉM




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!