Anestesia da cesária causou doença rara e incurável em atriz: entenda o que é ‘aracnoidite adesiva’

Depois de dar à luz ao primeiro filho no final de 2019, a atriz e modelo Mabel Calzolari não podia imaginar a batalha que iria ter naquele momento tão especial da sua vida.

Alguns meses após o nascimento do filho, Mabel começou apresentar sintomas de falta de equilíbrio – no qual causava quedas frequentes -, e falta de sensibilidade nos membros inferiores.

Além disso, ela também começou a apresentar incontinência urinária e fecal – e, após diversos episódios destes problemas, ela buscou atendimento com uma médica endocrinologista.

Logo, ela descobriu que sofria de uma doença chamada aracnoidite adesiva, uma inflamação em estruturas do sistema nervoso. A complicação é problema raro e incurável que foi adquirida a partir de algo muito corriqueiro no parto que ela teve: a anestesia usada na hora da cesariana.

Para impedir a progressão da doença, ela passou por inúmeras cirurgias na coluna que a fez passar por várias internações em hospitais. No entanto, quase dois anos depois do diagnóstico, Mabel morreu aos 21 anos de idade, deixando o filho com 1 ano de idade, Nicolas, fruto do relacionamento com o também ator João Fernandes.

De acordo com Tatiana Vilasboas, neurocirurgiã do Hospital San Gennaro, a aracnoidite adesiva é uma doença rara e incurável que além da reação à anestesia no momento do parto (que pode ser tanto a utilizada na cesariana quanto a usada para no parto normal), também pode ser causada por traumas como acidentes, ferimentos perfurantes e cirurgias, bem como infecções (encefalite, meningite, etc.), e também pela aplicação de outras medicações via intradural (através das membranas do sistema nervoso).

A aracnoidite adesiva não tem cura, mas é possível, segundo a neurocirurgiã, realizar tratamento paliativo para apenas alívio dos sintomas.


Imagem de Capa: Instagram





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!