
Um aposentado de 76 anos, dos EUA, com deficiência cognitiva morreu após tentar se encontrar com um chatbot de Inteligência Artificial que ele acreditava ser uma pessoa real.
Thongbue Wongbandue, de Nova Jersey – que fica a apenas 45 minutos de carro da cidade de Nova York – estava conversando com o bot no Facebook Messenger quando ele o convenceu de que era uma pessoa real e pediu que ele fosse ao seu “endereço” em Nova York.
Apesar das tentativas da esposa e dos filhos em alertá-lo, o idoso acreditou que o software — ‘Big Sis Billie’, um dos muitos personagens de IA do Meta — era real e decidiu visitá-la em março.
No entanto, ele acabou sofrendo uma queda fatal em um estacionamento em Nova Jersey enquanto corria para o suposto encontro romântico entre eles. Após o acidente, Wongbandue foi colocado em suporte de vida, mas faleceu tragicamente apenas três dias depois.
Sua filha Julie relatou à Reuters em entrevista: “Eu entendo tentar chamar a atenção de um usuário, talvez para vender algo a ele. Mas um bot dizer ‘Venha me visitar’ é loucura.”
‘Big Sis Billie’ foi criada em 2023 – originalmente lançada como uma espécie de coach de vida no estilo irmã mais velha, inspirada por Kendall Jenner. A intenção do bot era oferecer conselhos e incentivo, mas foi acusado de sedução virtual.
No caso de Wongbandue, o tom da IA mudou em algum momento, pois ele supostamente começou a enviar corações, flertar e até mesmo perguntar se deveria cumprimentá-lo com um abraço ou um beijo.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, se envolveu no debate sobre chatbots compartilhando no Twitter: “Um homem em Nova Jersey perdeu a vida após ser atraído por um chatbot que mentiu para ele. Isso está no Meta. Em Nova York, exigimos que os chatbots revelem que não são reais. Todos os estados deveriam fazer isso. Se as empresas de tecnologia não criarem salvaguardas básicas, o Congresso precisa agir.”
A man in New Jersey lost his life after being lured by a chatbot that lied to him. That’s on Meta.
In New York, we require chatbots to disclose they’re not real. Every state should.
If tech companies won’t build basic safeguards, Congress needs to act. https://t.co/tWTrIjEzCE
— Governor Kathy Hochul (@GovKathyHochul) August 15, 2025
Imagem de Capa: Arquivo Pessoal/Meta AI