9 formas de se auto-sabotar

E quando você deseja algo, mas faz de tudo para não conseguir?

É, talvez não seja falta de capacidade de realizar seus sonhos e, sim, um ciclo de autoboicote.

Abaixo 9 formas de se autossabotar:

1. Ser muito sincero

Sinceridade pode ser egoísmo e até pura maldade, mas, em alguns casos, é autoboicote. Isso porque usar a sinceridade como uma faca fere e afasta quem estimamos. Ponderar antes de falar evita que nosso inconsciente crie um ambiente hostil.

2. Comer demais

Que tentação! A culpa parece ser desse delicioso docinho cheio de leite condensado, mas não é. Não sendo ansiedade, é só uma maneira de nos mantermos indesejáveis ou prejudicar nossa saúde. Sim, comer mal e descontroladamente pode ser só mais uma estratégia de autopunição do seu inconsciente. Comer com equilíbrio é um ato de amor-próprio.

3. Estar sempre atrasado

Não cumprir prazos, compromissos e deixar as contas vencerem pode ser uma autossabotagem. Além da angústia, somos tachados de irresponsáveis e displicentes, mesmo que não seja a realidade. Cumprir compromissos e sua própria palavra é escolher estar em paz. E quem deseja uma vida de qualidade, não se atrasa em ser feliz.

4. Romper limites

Furar fila, pisar na grama, fumar em lugares proibidos pode ser coisa quem tem baixa autoestima. São pessoas que ignoram placas de advertência para criar conflitos e se colocar, mais uma vez, na posição de vilão que tanto alimenta seu complexo de inferioridade.

5. Fazer piadinha inadequada

A intenção é agradar, mas é apenas uma autossabotagem inconsciente. É trabalhar pela sua própria derrota, mesmo quando o desejo consciente é de conquista. Então, avalie o momento e a intimidade e se realmente seu lado Costinha não é só mais uma arapuca da sua baixa autoestima.

6. Ser arrogante

Pense no desprezo que você sente por um ser arrogante. Pois é, algumas pessoas estão exatamente atrás disso. Elas acreditam que não merecem ser apreciadas e agem dessa forma para perpetuar o desafeto que algum dia aprenderam, até mesmo dentro de casa. Embora as faça sofrer, espalham prepotência e colhem o ódio que confirma o mínimo valor que acreditam ter.

7. Ser egoísta

Há quem racionalize uma vantagem em ser egoísta com a finalidade inconsciente de afastar as pessoas. Então, se dar bem mascara o real objetivo de ser odiado. Fazer o bem pode, inclusive, levantar a autoestima. Então, deixe seu bom coração falar mais alto!

8. Ter relacionamentos destrutivos

Há sempre uma desculpa, às vezes, até fora de lógica para perdoar e continuar no ciclo vicioso e infeliz de um relacionamento destrutivo quando nosso inconscientemente procura um parceiro que nos faça mal. Insistir em conviver com essas pessoas é a maneira mais comum de sabotar sua felicidade. Escolha não sofrer.

9. Fazer escolhas erradas

Geralmente nos damos conta de que fizemos a escolha errada. “Eu sabia que ia dar errado”. E sabia mesmo. Apenas não conseguiu escolher aquele caminho que lhe fizesse bem. Fica difícil entender a razão da nossa própria escolha. Repetimos a nós mesmos… “Por quê? Por quê?” Sem nos darmos conta daquela inerente mania de acreditar que não merecemos a melhor opção: ser feliz.

Mas esqueça o que você passou, o que fizeram ou disseram a você. Daqui para frente a única coisa que importa é seguir os seus sonhos. Você merece ser feliz, mesmo que não esteja acostumado, pois é muito mais incrível do que imagina e extremamente capaz de conquistar tudo que almeja. Jamais deixe alguém lhe dizer ao contrário, nem mesmo você.

Por: Luciano Cazz





Ator e escritor. Autor do livro "A tempestade depois do arco-íris"e do blog Inspirando Luz.