A dor é o tempo que a gente precisa para que nosso coração aceite aquilo que nossa mente já sabe. Ninguém padece à toa. O sofrimento tem um papel divino e crucial na evolução do mundo. Porque, na maioria das vezes, é só ele que nos traz o verdadeiro aprendizado.

A tristeza leva a gente para de baixo da terra, mas não nos enterra, nos planta. E, então, renascemos.  Quando o sofrimento aparecer não desanime porque ele veio por uma dessas razões

1. Ter ação

A dor pode ser tanta ao ponto de nos fazer tomar uma atitude drástica, mas muito necessária. Uma mudança profunda sobre nossa vida, nosso comportamento e até sobre nossa relação com os outros. Chega uma hora que o nó aperta tanto que a dor nos faz cortá-lo.

2. Desapego

Quando perdemos algo podemos descobrir que aquilo não era tão importante e nos livrar de um apego ou, até mesmo, uma obsessão que nos fazia muito mal. Dói até aprendermos a viver sem, mas, depois, a sensação da liberdade de desbravar novos caminhos é sensacional.

3. Amadurecer

Às vezes as pessoas falam, nos alertam e a não damos ouvidos até que pimba! Colhemos aquelas consequências que esperávamos nos safar. E dói muito, porém é esse sofrimento que nos faz entender todos os conselhos que nos foram dados anteriormente.

4. Humanizar-se

Ter empatia é uma tarefa difícil, pois é complicado estar no lugar do outro e entender o que os fatos representam e como as pessoas os sentem. Mas quando sofremos o mesmo golpe somos capazes de entender e nos simpatizar com a dor alheia. E isso é ser um ser humano.

5. Nos fazer partir

Muitas vezes, quando começamos a ter problemas em determinado lugar, são os anjos nos mandando recado de que é hora de partir. Pode ser um emprego, um relacionamento, e até uma cidade. Queremos nos livrar daquele sofrimento e, então, partimos em direção à felicidade que desconhecíamos.

6. Valorizar a paz

A paz de quem nunca sentiu dor é monótona e pode se tornar até depressiva. Por outro lado, quando já perdemos muito pelo caminho, o empate tem sabor de vitória e o nosso coração fica muito mais grato com as pequenas dádivas da vida. E esse é o grande segredo da felicidade. 

7. Mudar um comportamento

Existem certos comportamentos negativos que insistimos em manter até que nos causem uma dor profunda. O papel do sofrimento é a conscientização de que mais do que mudar, é preciso evoluir a alma e nos tornarmos melhores seres humanos.

Sim, a dor é capaz de nos levar ao paraíso, desde que a superemos. Porque se não somos capazes de lidar com o sofrimento podemos nos tornar vitimistas, irritadiços e infelizes. Então quando for inevitável, receba a dor de braços abertos e deixe que sua verdadeira alma alegre a queime. Porque só assim seu espírito evolui e você se transforma na grande pessoa que sempre sonhou em ser e, exatamente, como Deus esperava.

Por: Luciano Cazz

VEJA TAMBÉM




Luciano Cazz
Ator e escritor. Autor do livro "A tempestade depois do arco-íris"e do blog Inspirando Luz.