As pessoas tendem a desvalorizar a importância de caminhar, mas a verdade é que uma boa caminhada todos os dias pode fazer verdadeiros milagres pela tua saúde. Aliás, pode mesmo fazer muito melhor do que um treino intenso no ginásio.

Mas se achas que os benefícios são apenas físicos, estás muito enganada(o). Na realidade, caminhar é bom não só para o nosso corpo como para a nossa mente.

Por isso, se queres um conselho então toca a levantar do sofá e mexe essas pernas! Não só te vais sentir muito melhor como vais poder apreciar o mundo fantástico que existe à tua volta.

Precisas de mais motivos? Então aqui tens 13 benefícios saudáveis de uma caminhada de 30 minutos por dia:

1. Queima alguns quilos extra

Perder peso não significa necessariamente ter que fazer exercícios pesados ou ir ao ginásio. Basta acordar cedo e caminhar sem parar por pelo menos 30 minutos todos os dias.

2. Reduz o risco de diabetes

A perda de peso e diabetes andam de mãos dadas da mesma forma como perder peso reduz o risco de diabetes e aumenta a eficácia do tratamento.

3. Regula a pressão arterial

Uma rotina de caminhada regular reduz a pressão arterial e reduz a atividade nervosa simpática e, portanto, trata a hipertensão.

4. Fortalece o coração

Ganho de peso, diabetes e pressão arterial – todos eles aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Caminhar trata todos eles e assim manténs o teu coração forte, saudável e livre de doenças.

5. Evita demência

Doenças como a demência reduzem a qualidade de vida não apenas do paciente, mas também daqueles que cuidam dele. Portanto, antes que a situação se agrave, começa a andar. O aumento da atividade física aumenta a massa cinzenta, trata deficiências cognitivas e até melhora a função cognitiva.

6. Trata a osteoporose e osteoartrite

Quando a caminhada em si pode ser dolorosa, fazer exercícios de alta intensidade pode levar à degeneração da cartilagem, ainda mais naqueles que já estão em risco de osteoartrite ou osteoporose, por isso começa com calma e anda. Habitua-te a fazê-lo todos os dias, mesmo que devagar e por curtas distâncias, para manteres os joelhos fortes e saudáveis, sem os esforçares.

7. Controla os efeitos colaterais da terapia do cancro

Andar a pé é geralmente o primeiro passo para ficar em forma para pacientes com cancro e sobreviventes. Começa devagar e não te canses. Sê persistente e verás gradualmente a tua resistência voltar.

8. Prepara-te para exercícios intensos

Exercícios acelerados ou de alta intensidade vão cansar-te rapidamente. Portanto, começa com uma caminhada rápida, aumenta gradualmente o ritmo e logo o teu corpo parará de reclamar de todo o trabalho extra

9. Aumenta a criatividade

De acordo com a pesquisa, andar estimula a tua criatividade duas vezes mais do que o sentado. E o ambiente circundante não é o que aumenta o teu processo de pensamento, mas a ação de caminhar. Por isso dá um passeio rápido pelo teu espaço de trabalho ou toma um pouco de ar fresco por alguns minutos.

10. Acelera a recuperação

Andar a pé é a tua melhor aposta se estiveres a recuperar-te de problemas comuns, dor lombar ou qualquer outra forma de lesão. Caminhada rápida é um exercício de intensidade moderada que aumenta a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.

11. Limpa a mente e reduzi o stress

Quando estás stressada(o), permanecer em casa sem qualquer ar fresco ou nada mais para pensar pode tornar-te mais tensa(o). Dá um passeio e concentra-te nas coisas ao teu redor. Ou dá um passeio rápido e concentra-te no teu corpo.

12. Dá-nos uma nova perspectiva

De vez em quando, caminha e dá uma olhada em teu redor – as pessoas e os lugares. Ao olhares para a vida de outras pessoas, terás uma nova perspectiva sobre a tua própria situação.

13. Diminui os desejos

Uma das melhores maneiras de te conteres de fumar é dares um passeio na rua assim que o desejo chegar. A caminhada irá distrair-te e manter-te ocupada(o) por tempo suficiente para que o desejo diminua.

Traduzido e adaptado pela equipa de Sábias Palavras / Inspiring Life

Fonte original: Cure Joy

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!