“Você é tão maduro para sua idade.”

Você já ouviu esse “elogio” de pessoas mais velhas no qual parece significar que você se “encaixa” com os adultos?

Embora todos nós pretendamos ser maduros, nem todos entendemos completamente o que isso significa.

Para um adolescente frustrado com as regras e regulamentos de morar com os pais, a maturidade pode significar ir a festas, usar palavrões e começar a experimentar álcool.

Para outros, pode significar conseguir um emprego com uma renda estável, para que possam se sustentar totalmente e investir em uma casa.

Mas a questão da maturidade é que ela não aparece magicamente com a idade, filhos ou estabilidade financeira.

Recentemente, um usuário do Reddit iniciou uma conversa pedindo às pessoas que compartilhassem coisas que muitas vezes são percebidas como falsos sinais de maturidade, e muitos leitores compartilharam suas opiniões.

Leia a seguir algumas das respostas mais instigantes, e decida se sua ideia de “maturidade” mudou.

#1 “Como alguém que foi atormentado pelos pais e intimidado na escola. As pessoas pensam que eu ‘construi caráter’ e amadureci devido aos meus sofrimentos. Tornar-se maduro só porque você teve uma infância difícil.”

#2 “Quando eu tinha dez anos, lia contos de fadas em segredo e ficaria envergonhado se fosse encontrado fazendo isso. Agora que tenho cinquenta anos, leio-os abertamente. Quando me tornei homem, deixei de lado as coisas infantis, incluindo o medo da infantilidade e o desejo de ser muito adulto.”

#3 “Eu preciso que as pessoas entendam trabalhar mais de 60 horas, e ter orgulho não é a flexibilidade que eles pensam que é…”

#4 “Ter cônjuge e filhos.”

#5 “Ter uma perspectiva positiva tóxica em relação à vida. Dizer coisas como “sempre há alguém com um problema pior que o seu”. SIM, eu sei disso, mas isso não torna minha tristeza menos dolorosa. Eu odeio quando as pessoas tentam comparar a profundidade dos problemas. Se X está se afogando em um lago e Y está se afogando em um oceano, ambos ainda estão se afogando! Pare de comparar problemas.”

#6 “Peitos. Algumas garotas começam a se desenvolver cedo e uma quantidade assustadora de homens acha que é bom dar em cima de “mulheres jovens”, também conhecidas como meninas de 9 anos de idade, assim que elas mostrarem o menor indício de desenvolvimento dos seios porque ‘ela cresceu agora’.

Não, peitos não são necessariamente um sinal de maturidade, você está apenas sendo um arraso em relação aos menores.”

#7 “Não agindo infantilmente. Parece tão estranho, mas as pessoas mais maduras geralmente não têm problemas em explorar seus lados infantis ou bobos. Pessoas imaturas exageram tentando ser “legais”.

#8 “Ser muito velho para algo que você considera “juvenil”. Jogos, desenhos animados, brinquedos, o que for. Nada grita imaturidade para mim como ignorar algo que você ama ou colocar alguém para baixo pelo que eles amam porque você acha que é para crianças.”

#9 “Sair da casa dos pais. Algumas crianças que eu conheço se mudaram para que pudessem beber e fumar maconha sem parar sem que seus pais soubessem. Outras pessoas que conheço ficaram com os pais (visto como um sinal de imaturidade) porque precisava de ajuda em casa. Sair de casa nem sempre significa maturidade. Às vezes, entender as vantagens que isso pode lhe dar financeiramente a longo prazo vale a pena.”

#10 “Ter uma carreira que exige conhecimentos muito especializados. Conheço médicos e advogados que são incrivelmente imaturos emocionalmente.

#11 “Quando o filho mais velho é feito para ser um terceiro pai e é bom nisso, isso não significa que ele seja maduro. Eles ainda são crianças… crianças forçadas a criar seus irmãos.”

#12 “Tenho visto muitos exemplos de pessoas confundindo arrogância com confiança. Confiança, é claro, sendo um sinal de maturidade. Eu mesmo estive lá quando era mais jovem. Incrivelmente arrogante e eu pensei que estava sendo confiante. Mas confiança é alguém que está seguro de si mesmo e que não sente a necessidade de se provar para os outros o tempo todo. A arrogância é o oposto disso.”

E você, o que você considera maduro ou falsamente maduro?

Imagem de Capa: Canva

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!