Muitas vezes você acha impossível ficar sem seu parceiro por perto? Se você luta para se sentir feliz em sua própria companhia e sempre confia em seu parceiro, este artigo é para você. Eis que você pode pensar que está apaixonado quando na verdade está em dependência emocional.

O que é dependência emocional?

Muitas vezes tendemos a interpretar mal nossos sentimentos. Quando pensamos que estamos apaixonados por alguém, podemos realmente ser emocionalmente dependentes dessa pessoa.

A dependência emocional significa que dedicamos nossa felicidade à presença de outra pessoa. Acreditamos que sem nosso parceiro não somos bons o suficiente e nossas vidas são inúteis. Confiamos inteiramente nessa outra pessoa.

Além disso, às vezes até agimos como possessivos porque tememos perdê-los. Infelizmente, a dependência emocional provavelmente causará um comportamento prejudicial e prejudicará você e seu parceiro. Está mais próximo do vício do que do amor.

Aqui estão 7 sinais de que você pode estar confundindo amor com dependência emocional.

1. Você é muito carente

Ser muito carente significa que você está sempre em cima do seu parceiro. Por tudo que você faz, você sente a necessidade de pedir a ajuda ou a permissão deles. Você quase esqueceu como era sem tê-los em sua vida. Embora você seja uma pessoa adulta, muitas vezes age infantilmente quando não está recebendo a atenção ou a apreciação que acha que merece.

2. Você tem tempo apenas para seu parceiro

Você mal tem mais tempo para seus amigos e familiares. Esse relacionamento deixou você tão preocupado com seu parceiro que deseja passar todo o seu tempo livre com ele. Isso não significa que você ama seu parceiro, significa que você está obcecado por ele.

3. Você perde sua personalidade

Às vezes, quando estamos em um relacionamento, estamos nos esforçando demais para parecer semelhantes ao nosso parceiro para que ele fique ainda mais ligado a nós. Por exemplo, começamos a ouvir a música que eles ouvem, assistimos seus filmes favoritos, até apoiamos ideias que nunca aprovamos antes.

Você pode pensar que isso não é nada sério, mas, na realidade, não passa de uma mentira. Se você não estiver sendo você mesmo desde o início, seu relacionamento nunca será genuíno e honesto.

4. Você busca constantemente a aprovação do seu parceiro

Outro sinal de dependência emocional é que você está sempre buscando a aprovação de seu parceiro. Às vezes você até se sente inútil se eles discordarem de você de alguma forma.

Você precisa entender que seu parceiro não é a única pessoa valiosa no mundo. Eles estão apenas completando sua vida, não a possuindo. Você tem o direito de tomar suas próprias decisões e seus próprios erros.

5. Seus sentimentos são sempre culpa do seu parceiro

Seu humor está mudando constantemente e você começa a acreditar que é culpa do seu parceiro. Bem, não é. Pelo menos não só. Sua percepção do mundo e sua reação a ele são de sua inteira responsabilidade. Caso você esteja frequentemente culpando seu parceiro pela maneira como se sente, você precisa começar a trabalhar em si mesmo primeiro.

6. Você é possessivo demais

Em vez de compartilhar sua vida com seu parceiro, você está agindo como se fosse o dono dele. Você sente que eles não são seu companheiro na vida, mas um de seus pertences. Para somar, você não pode mais confiar em ninguém ao seu redor.

No minuto em que você sente que está perdendo, você começa a ser extremamente possessivo. Escusado será dizer que este não é um ato de amor, mas de dependência emocional.

7. Você literalmente não pode viver sem seu parceiro

Você começa a perder o contato com quem você é sem seu parceiro. Talvez você nem consiga se lembrar da pessoa que era antes de conhecer seu parceiro. Em momentos em que vocês dois estão separados por um tempo, você se sente incompleto e instável.

Você confia neles em cada passo do seu caminho. O que você precisa lembrar é que, mesmo sem eles, você é uma pessoa completa e digna por conta própria.

Por I Heart Intelligence

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Imagem de Capa: Reprodução

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!