Vídeo impressionante mostra exatamente “como sobreviver a um acidente de avião”, de acordo com a ciência

Uma simulação impressionante explorou a ciência por trás de acidentes aéreos e concluiu como você pode tentar sobreviver a um deles caso se encontre dentro de um meio de transporte voador descontrolado em alta velocidade em direção à Terra.

O sexto acidente aéreo mais mortal ocorreu com a companhia aérea Air India, ceifando a vida de 241 pessoas a bordo. No entanto, apenas um passageiro sobreviveu: o cidadão britânico Vishwashkumar Ramesh, que estava sentado no assento 11A.

Apesar de 2025 se mostrar um ano trágico em termos de acidentes com aviões e helicópteros, as chances de você se envolver em um é de uma em 11 milhões – de acordo com o canal do YouTube, ‘How To Survive‘.

Através da ciência, descobriram os seis passos que você pode seguir para ajudá-lo a sobreviver caso se encontre em um desastre ao voar a 35.000 pés de altura. Veja a seguir:

1. Vista-se adequadamente

“Vista-se como se fosse precisar fugir de um incêndio”, explica. Nem é preciso dizer que, em uma emergência, a última coisa que você quer usar nos pés são chinelos ou saltos altos.

O canal acrescenta: “O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes relata que 68% dos passageiros em acidentes de avião morrem em decorrência de ferimentos em incêndios após a queda. Portanto, opte por calças compridas e camisas de manga comprida. Elas protegerão você de chamas e objetos cortantes, e calce sapatos com cadarço caso precise correr.”

2. Escolha assentos mais seguros

Quando se trata de escolher seu assento, muitos especulam que o 11A seria o assento mais seguro para sentar – isso porque Ramesh sentou-se lá quando sobreviveu ao acidente da Air India, assim como James Ruangsak Loychusak, que estava em um avião comercial fatal que caiu na Tailândia, em 1998.

“Qual é o lugar mais seguro para sentar, afinal? De acordo com uma análise de acidentes aéreos feita pela Popular Mechanics, a melhor opção é sentar o mais para trás possível no avião, a menos que o avião caia de cauda primeiro”, observa o canal.

3. Saiba quando ficar alerta

Este é um passo fundamental, mas é provável que a maioria de nós o ignore, – mas How To Survive explica: “Os primeiros três minutos após a decolagem e os oito minutos antes do pouso são os momentos mais propensos a acidentes de todo o voo.”

“Certifique-se de manter os sapatos calçados, o cinto de segurança afivelado e a bandeja levantada. Coloque sua bagagem de mão embaixo do assento à sua frente.”

“Sabe por quê? Para evitar que suas pernas fiquem embaixo do assento e se quebrem, e preste atenção às instruções de emergência, mesmo que você já tenha viajado de avião muitas vezes, nem todos os aviões são iguais.”, explicou.

4. Fique calmo

Este é essencial, pois os primeiros 90 segundos são os mais importantes desde o momento em que você descobre que seu avião está caindo. Tente manter a calma, o pânico só vai piorar suas chances de sobrevivência.

“Muitas pessoas ficam tão nervosas que esquecem como desafivelar o cinto de segurança. Ouça atentamente as instruções”, alerta.

Mas não fique sentado durante o desastre esperando por ordens se elas não chegarem. A primeira coisa que você deve fazer é se preparar para o impacto. Curve-se, coloque as pernas atrás dos joelhos, com as mãos entre eles, e mantenha a cabeça baixa.

Na pior das hipóteses, a cabine sofrerá perda repentina de pressão e deficiência de oxigênio. Você terá apenas cerca de 10 segundos antes de ficar inconsciente. Portanto, se vir as máscaras de oxigênio caírem, coloque uma em si mesmo primeiro – só então você deve tentar ajudar outra pessoa.

5. Deixe sua bagagem para trás

Isso deveria ser óbvio… esqueça suas coisas. Se você sobreviver a um acidente de avião, você realmente vai ficar preocupado por não ter levado sua preciosa bagagem?

“Se você precisar evacuar o avião, faça isso o mais rápido possível. Não tente levar sua bagagem de mão no tempo que você perde, pois você pode acabar ficando preso com ela em um avião em chamas”, explica o canal.

6. Afaste-se do avião

Por fim, se você conseguir pousar em segurança, tente sair do avião o mais rápido possível, pois é provável que seja uma bomba-relógio.

O canal observa: “Se o seu avião atingir o solo, há uma grande chance de explodir. Corra pelo menos 150 metros de distância, na direção contrária ao vento, e espere os socorristas chegarem até você.”

Imagem de Capa: Reprodução





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!