Vídeo ajuda a entender por que o submarino do Titanic está desaparecido e por que isso foi um “acidente esperado de acontecer”

Uma busca está em andamento para localizar a pequena embarcação que é operada pela empresa marítima OceanGate Expeditions depois que perdeu contato enquanto mergulhava em direção aos destroços do Titanic.

No entanto, antes que a tripulação de cinco pessoas do submarino desaparecido fizesse sua exploração, eles tiveram que assinar um termo de responsabilidade aceitando que “não foi aprovado ou certificado por nenhum órgão regulador e pode resultar em lesões físicas, incapacidade, trauma emocional ou morte”.

O Titan é um dos únicos submersíveis tripulados de propriedade privada do mundo capaz de atingir profundidades de 4.000 metros abaixo do nível do mar e expressamente construído para permitir que os turistas visitem os destroços do Titanic.

De acordo com informações da empresa, o Titan pesa cerca de 10.432 kg e tem um casco de fibra de carbono de 13 cm de espessura de padrão aeroespacial reforçado com duas tampas de titânio abobadadas.

Ele é capaz de atingir profundidades de até 4.000 metros abaixo do nível do mar, muito mais do que o submarino americano de mergulho mais profundo – o USS Dolphin – que chegou a 900 metros abaixo do nível do mar. Os destroços do Titanic estão a 3.800 metros abaixo da superfície.

Antes de realizar sua jornada inaugural em 2021, o Titan iniciou os testes no mar em 2018 e no ano passado, fez 10 mergulhos, embora nem todos tenham sido no naufrágio do Titanic. Em 2022, a BBC filmou dentro do submarino com o chefe da empresa Stockton Rush

Extremamente estreito, ele mede apenas 670 cm x 280 cm x 250 cm e pode transportar uma tripulação de apenas cinco pessoas – um piloto e quatro passageiros, que são obrigados a sentar no chão com espaço limitado para se movimentar.

Em seu exterior, várias câmeras 4k, um scanner a laser estão conectados e um sonar é usado para mapear o navio. No interior, a tripulação pode ver o navio em ruínas em uma grande tela digital, enquanto observa os dados coletados em tablets.

O Titan tem cerca de 96 horas de reservas de oxigênio a bordo, mas isso pode ser afetado pela taxa de respiração da tripulação causada por estresse ou pânico, por exemplo.

Um sistema especial de mensagens de texto permite que a tripulação receba instruções da equipe no navio de superfície acima, pois o GPS não é uma opção quando os submersíveis mergulham em profundidades tão profundas.

A bordo, com base nessas instruções, o piloto dirige o submarino com um controle de videogame modificado.


Antes que o submarino comece seu mergulho, uma equipe de apoio tranca a tripulação dentro fechando a escotilha do lado de fora e selando-a com 17 parafusos.

Em um vídeo promocional, o especialista em segurança de software da OceanGate Expeditions, Aaron Newman, diz a clientes em potencial que viajar no submarino “não é um passeio na Disney, você sabe”.

“Há muito risco real envolvido e muitos desafios”, diz ele.

Em 2018, especialistas em submersíveis expressaram “preocupação unânime” sobre a abordagem experimental adotada pela Oceangate ao construir o Titan e alertaram sobre possíveis problemas “catastróficos” com seu design.

Para realizar mergulho, os clientes devem ter pelo menos 18 anos de idade, ser capazes de ficar sentados em locais confinados por longos períodos de tempo e subir uma escada. Um mergulho completo até os destroços do Titanic, incluindo a descida e a subida, supostamente leva oito horas.

Imagem de Capa: Reprodução BBC





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!