Todos nós precisamos de tirar uns dias de férias de quando a quando para relaxarmos do stresse diário a que estamos sujeitos não só no nosso trabalho como até na nossa vida pessoal. E enquanto algumas pessoas preferem ficar em casa, sozinhas e sossegadas no seu canto, outras preferem viajar com os amigos, conhecer o Mundo, novas culturas, novas pessoas – e fazem elas muito bem, já que de acordo com um estudo realizado em 2016, viajar com os amigos não só melhora a nossa saúde mental, como até ajuda a prolongar o nosso tempo de vida.

Segundo pesquisadores, viajar com os amigos ou até mesmo simplesmente passar tempo com eles pode aumentar os níveis de ocitocina, também conhecida por “hormona do amor”, responsável por desenvolver o apego e empatia entre as pessoas. Quando liberada, esta hormona proporciona um sentimento de felicidade, conforto e segurança, daí a maioria das pessoas sentir necessidade de sair com os seus amigos ao fim-de-semana para poder relaxar da carga semanal.

Ver também: Aos 57 anos, mulher deixa casa e família no Brasil para viajar pelo Mundo

Por outro lado, pesquisadores de Harvard confirmaram que as pessoas que não têm fortes relações de amizade têm mais tendência a optarem pelo isolamento social, o que pode levar à depressão, aumentando assim o risco de mortalidade precoce. Aliás, um estudo que analisou a vida de 309.000 pessoas chegou mesmo à conclusão de que a falta de fortes laços sociais aumenta o risco de morte prematura por todas as causas em 50%, o mesmo efeito que fumar até 15 cigarros por dia.

Por isso se estás a precisar de desanuviar e recuperar o teu equilíbrio mental, liga às tuas amigas e marquem finalmente aquela viagem que já andam a planear há anos!

Fonte: UPSOCL

VEJA TAMBÉM




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!