De todos os tipos, o câncer de mama é o mais comum em mulheres e um dos mais fatais do mundo, pois infelizmente, em grande parte dos casos, é detectado quando a doença já está em estágios avançados. Devido a gravidade e o número avassalador de casos, muitos pesquisadores estão investigando tratamentos e melhores formas de prevenir essa doença.

Uma das possíveis formas e mais eficientes de prevenção é através de uma vacina. Cientistas da Mayo Clinic já podem ter encontrado a solução com uma vacina experimental, que pode ajudar a prevenir o desenvolvimento do câncer de mama.

Os especialistas estão desenvolvendo uma vacina que pretende para matar as células cancerígenas antes que elas possam crescer e se desenvolver no corpo.

Para testar seu efeito, a vacina foi submetida a um ensaio clínico. Lee Mercker, uma mulher americana que foi diagnosticada com câncer de mama em estágio inicial, foi a primeira a receber esse tratamento.

O procedimento teve 12 semanas de duração, e nesse período, primeiro foram administradas três injeções em ambos os braços, e duas semanas depois, Lee recebeu novamente as injeções, só que nessa última vez foram quatro doses.

A paciente foi acompanhada e ao ser reavaliada, descobriu-se que a vacina teve resultados favoráveis no desaparecimento do tumor e no sistema imunológico.

Embora o procedimento tenha sido bem sucedido, Lee não quis arriscar e optou por fazer uma mastectomia dupla para garantir que o câncer não se desenvolvesse novamente em seu corpo.

O estudo teve resultado positivo, mas os pesquisadores continuarão a investigar para refinar a vacina. Seu objetivo não é apenas combater o câncer de mama em mulheres que já o têm, mas também gerenciá-lo para evitar que apareça no futuro.

Este é um grande avanço para a medicina e uma esperança para as mulheres com essa condição. É importante fazer o autoexame e ir ao médico periodicamente, pois o diagnóstico precoce dessa doença torna o tratamento mais viável e evita a disseminação do câncer.

A organização Breast Cancer orienta que as mulheres com mais de 40 anos devem fazer uma mamografia uma vez por ano, pois este exame é o mais indicado para detectar o câncer de mama.

Imagem de Capa: Canva

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

43 COMENTÁRIOS

Comments are closed.