Ouça, eu sei que agora as coisas parecem caóticas. Seu trabalho não é o seu favorito, sua ansiedade está afetando você e sua conta bancária parece assustadora. Há muito no seu prato agora.

Talvez isso não seja exatamente o que você está passando, mas tenho certeza de que tem trabalhado duro. Você tem lidado muito com isso. Todo mundo tem suas próprias dificuldades, seus próprios problemas para trabalhar, e às vezes as coisas não saem do jeito que você quer.

Não há problema em dizer que você não está bem.

Sim está certo. Seus sentimentos e emoções são válidos.

Demorei um pouco para aprender esse simples fato. Quando eu estava sendo intimidada, eu lidava com as minhas emoções constantemente porque eu estava com medo de que as pessoas me desaprovassem de alguma forma. Eu empurrei todas as minhas emoções para baixo, mas isso não significava que elas desapareceram.

Elas ainda estavam lá. Elas nunca foram embora, e empurrando-as para longe, eu apenas atrasei a explosão. Expressar suas emoções nunca é uma coisa ruim, e se você não estiver bem, não há problema em dizer isso.

Com vinte e poucos anos, lidamos muito com a sociedade moderna. Temos empregos, contas, famílias, amizades e relacionamentos, todos com suas próprias complexidades. Fazer malabarismos com todas essas responsabilidades requer muita energia física e emocional.

Todos nós temos nossos limites e, às vezes, essas responsabilidades nos empurram para além dos limites.

Às vezes as coisas não acontecem do nosso jeito. Às vezes não estamos bem.

Ser vulnerável e admitir que não estamos bem quando projetamos toda a aparência de ser o oposto é assustador, mas como todos sabemos, a vida não é de todo um arco-íris e animais fofinhos.

Quando meu mentor morreu inesperadamente de câncer durante a temporada intermediária do meu primeiro ano de faculdade, fiquei arrasada. Eu fui de discutir animadamente a política da eleição presidencial de 2008 para andar pelo antigo campus em completa negação.

Eu não estava bem, e eu sabia disso. Eu também sabia que, com a aproximação dos exames, eu dificilmente poderia perder meu foco, mas isso não importava. Eu não estava bem, e não importa o quanto eu tentei me forçar a me concentrar nos exames, eu não pude me concentrar em nada além da morte do meu mentor.

Não foi até depois que eu fui permitida em casa para participar de um serviço memorial para o meu mentor que eu era capaz de me concentrar nos meus estudos. Foi quando aprendi que a maneira mais fácil de seguir em frente é seguir em frente. Sentir as emoções que você está sentindo é a única maneira de deixá-las seguir seu curso.

Não há problema em sentir emoções negativas; essas emoções negativas equilibram nossas positivas.

Quando crianças, muitas vezes fomos punidos se fizermos algo que uma figura de autoridade interpreta como “ruim”, recompensado se fizermos algo “bom”. No entanto, manter uma fachada, fingir ser “boa” o tempo todo é, para ser franco, exaustivo.

Não há problema em ser diferente; não há problema em sentir as coisas. Não há problema em querer chorar, ficar com raiva, sentir emoções negativas. Isso foi algo que eu não me lembro de ter ouvido muito crescer, e porque eu nunca ouvi, eu pensei que a emoção de qualquer tipo era uma fraqueza.

Ter emoções e sentimentos não deixa você fraco.

Ter emoções e sentimentos faz de você humano. Tudo bem em não estar bem. Você pode dizer que não vê o fim da sua dor, mas, como descobri, a única saída para a sua dor é através dela.

Sim, é uma merd*. Sim, é doloroso, mas você ficará mais forte por ter experimentado essa dor, não importa com o que esteja lidando agora. Sim, é mais fácil escrevê-lo sem nunca ter aparecido em você, e não vou fingir que você está passando por aquilo.

Você pode pensar que admitir que não está bem pode não levá-lo a lugar algum na vida, que precisa engolir e continuar. Não há nada de errado com isso; admitir que você não está bem e saber que está tudo bem é o primeiro passo para se livrar da dor.

Tudo bem estar com dor; ninguém espera que você seja feliz o tempo todo. Todos nós sabemos que os feeds de mídias sociais cuidadosamente organizados que todos nós gerimos não são representativos de toda a nossa realidade.

Se eu tivesse dito que não há problema em ficar bem durante a adolescência (o que, tenho certeza, todos concordamos que é um momento difícil para todos, de alguma forma), acho que muitas coisas teriam sido diferentes, mas também sei que jogar jogos “e se” não leva ninguém a lugar nenhum.

Só saiba que não há problema em experimentar tudo o que você está sentindo.

Se você está amando a vida agora, isso é ótimo. Da mesma forma, se você não está bem, quero que saiba que tudo bem também. Como eu disse anteriormente, seus sentimentos são válidos, não importa o que eles sejam.

Se você está passando por um momento difícil, procure o apoio de pessoas que amam você. Tire o tempo que precisar para sentir a emoção e se recuperar. Não importa o que o mundo externo lhe diga, você não precisa ser perfeito, e tudo bem se você não se sentir bem.

Aproveite o tempo que você precisa para descansar, recarregar e respirar. Cuide-se da melhor maneira que você sabe. Você se conhece melhor do que ninguém.

Traduzido e adaptado pela equipa de Sábias Palavras

Fonte: Gentwenty

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!