És daquelas pessoas que assim que acorda vai directa para a banheira tomar um duche? Pois fica a saber que, apesar de ser considerado um bom hábito de higiene, na realidade, ele pode ser prejudicial à tua saúde!

De acordo com alguns especialistas, a única vantagem do banho para com o corpo humano é o facto de eliminar maus odores, não trazendo muitos mais benefícios. Aliás, Dr. Brandon Mitchell, professor assistente de dermatologia da Universidade George Washington, EUA, disse mesmo: “lavar a pele e remover os seus óleos naturais pode atrapalhar as bactérias ‘boas’ que fortalecem o sistema imunológico das pessoas”.

Dra. Elaine Larson, da Universidade de Columbia, EUA vai mesmo mais longe e afirma que tomar banho diariamente pode aumentar o risco de infecções, já que tomar banho excessivamente pode reduzir a hidratação da pele, fazendo com que ela fique seca e rachada – algo que facilitará a vida aos germes!

Além disso, lavar o cabelo é tão ou mais importante, contudo, como já deves estar a imaginar, este também não deve ser lavado todos os dias. Na realidade, pessoas com cabelos secos apenas devem lavar o cabelo a cadas poucas semanas, ao contrário de pessoas com problemas no couro cabelo, como a caspa, podem lavar várias vezes.

Assim sendo, já ficas a saber: tomar banho sim… todos os dias é que não!😉

Contudo, tal como este hábito, existem outros tão ou mais prejudiciais que quase todos nós fazemos diariamente:

1. Mudar com pouca frequência as toalhas da casa-de-banho

Por muito que só nos limpemos a elas após lavarmos as mãos ou o rosto, estas devem ser lavadas a cada 3 – 4 utilizações, já que acabam por ficar com os mais diversos vírus e batérias.

2. Usar água muito quente no banho

Apesar de saber TÃO bem – e eu que o diga! – a maioria dos especialistas concordam que um banho morno é melhor do que um jato quente fumegante.

3. Aplicar shampoo todos os dias

Os shampoos removem os óleos naturais dos fios de cabelo, por isso é normal que se este óleo estiver em falta, o teu cabelo irá partir mais, cairá facilmente e ficará danificado devido à falta de nutrição.

Fonte: Business Insider

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!