Tiktoker que compartilhava rotina com capivara de estimação é multado em mais de R$ 17 mil pelo Ibama

O tiktoker de Autazes, interior do Amazonas, Agenor Tupinambá, de 23 anos, ficou conhecido nas redes sociais junto com sua capivara e fiel amiga “Filó”, onde compartilhava suas rotinas com seus seguidores.

Agenor mora em uma fazenda e ele publicava vídeos onde mostrava parte do dia a dia com todo o companheirismo que dividia com Filó e outros animais, que também recebem os cuidados dele.

No entanto, o fazendeiro foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal e nesta terça-feira (18), o Ibama o multou em mais de R$ 17 mil. A multa foi aplicada por suposta infração à lei de proteção à fauna, que proíbe a domesticação de animais silvestres. Agenor também foi notificado a retirar todas as publicações feitas com os animais de seus perfis em plataformas digitais.

O tiktoker, que possui mais de 1 milhão de seguidores na plataforma, se defendeu dizendo que a capivara em questão havia sido encontrada filhote, e sem a mãe, ele começou a cuidar dela.

No entanto, o Ibama afirmou que a ação configurava um crime ambiental e que o animal deveria ter sido entregue às autoridades competentes.

O caso levantou debates sobre a relação das redes sociais com a vida selvagem e a importância de respeitar as leis ambientais. O Ibama alertou que a posse de animais silvestres é crime e que, mesmo que as pessoas encontrem animais abandonados, é preciso acionar as autoridades para que os mesmos sejam cuidados adequadamente.

Através de um comunicado publicado no Instagram, Agenor lamentou a notificação que recebeu do Ibama. “Eu cresci no meio do mato e lá nasceu a minha paixão pelos animais. Eu só saio de lá para estudar agronomia na capital, curso que escolhi para poder servi-los ainda mais. De todas as surpresas que a fama na internet me trouxe, eu jamais imaginei que seria acusado de abuso, maus-tratos e exploração contra animais. Também fui acusado de matar um animal do qual todos são testemunhas que só dediquei amor e fiz tudo que podia para preservar sua vida”, lamentou.

As publicações já foram retiradas por ele de todas as redes sociais. Agenor disse que está recebendo acompanhamento jurídico da deputada estadual Joana Darc. Ele tem 20 dias para apresentar sua defesa.

“Lamento profundamente o que está acontecendo e só eu sei a dor que estou sentindo. Agradeço o apoio da minha família, amigos, seguidores, imprensa e ao suporte jurídico que nunca pensei que precisaria”, finalizou o fazendeiro.


Na fazenda onde vive, Agenor cuida de diversos tipo de animais. Entre eles, búfalos, um papagaio, um porco, um mergulhão selvagem, um biguá e um pato mergulhão. A capivara Filó, amiga fiel do jovem fazendeiro, entrou na vida dele em 2022, de uma maneira inesperada e depois disso, a amizade e amor entre eles só cresceu.

Imagem de Capa: Reprodução Instagram





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!