
Já aconteceu de você olhar para um cartaz, uma placa de rua ou até mesmo para o celular e sentir que não enxerga bem? Alguns sinais podem indicar um problema de visão bastante comum: o astigmatismo.
O astigmatismo é uma alteração ocular que afeta a forma como os olhos focam a luz. Em vez de formar uma imagem nítida, a visão fica distorcida porque a córnea ou o cristalino apresentam uma curvatura irregular. Isso pode dificultar a leitura, causar dores de cabeça e até prejudicar atividades do dia a dia.
Desta forma, este simples teste pode te dar pistas sobre a presença do problema. No entanto, é essencial reforçar: eles não substituem uma avaliação profissional com um oftalmologista.
Como funciona o teste de astigmatismo?
Para realizá-lo corretamente:
1. Retire seus óculos ou lentes de contato antes de começar.
2. Afaste a imagem até a distância do comprimento do seu braço.
3. Feche um dos olhos e foque no ponto central por alguns segundos. Depois repita com o outro olho.
Agora observe a imagem a seguir:
Conseguiu fazer? Veja a seguir o resultado do Teste de Astigmatismo:
- Se algumas linhas parecem mais fortes, grossas ou escuras, pode haver astigmatismo.
- Se todas parecem iguais, é provável que você não apresente essa alteração visual.
A importância de procurar um especialista
Apesar de ser útil como sinal de alerta, este teste não confirma diagnóstico. Além disso, o astigmatismo pode variar em grau e muitas vezes está associado a outras condições, como miopia e hipermetropia. Só um oftalmologista pode oferecer uma análise completa e indicar o tratamento correto.
Se você percebe que sua visão não está clara como deveria, não adie: marque uma consulta com o oftalmologista e cuide da saúde dos seus olhos.
Imagem de Capa: Canva/Redes Sociais