Táticas de abuso emocional em relacionamentos que podem parecer inocentes à primeira vista

Existem muitas táticas de abuso emocional em relacionamentos que podem parecer inofensivas no início, mas acabam sendo extremamente prejudiciais e desgastantes para a pessoa que sofre.

O abuso emocional é difícil de detectar, pois começa gradualmente e de forma sutil, onde táticas são usadas para controlar seus parceiros e garantir que tenham o poder e o controle na relação. É importante estar ciente e reconhecê-las para evitar a perpetuação do abuso emocional.

1. Isolamento

O isolamento é importante a ser observado porque não parece prejudicial a princípio. Quando você começa a sair com alguém, deseja passar muito tempo com essa pessoa. Mas um abusador emocional tentará ocupar o máximo de seu tempo possível. Se você quiser fazer planos com amigos, ele tentará culpá-lo para passar mais tempo com eles e pode até tentar convencê-lo de que a única pessoa que realmente se importa com você são eles. O objetivo aqui é torná-lo dependente deles.

2. Dando o tratamento silencioso

Outra tática aparentemente inocente que alguém pode usar é ignorar o parceiro para controlar a situação. O tratamento silencioso é uma forma de punição que muitos agressores emocionais gostam de usar pois é uma maneira de tirar seu poder. Desta forma, a única maneira de ganhar sua aceitação ou perdão é fazer o que eles dizem.

3 Fazer piadas que na verdade são insultos

Se você se sentir constrangido ou sentir a necessidade de mudar a si mesmo por causa dos comentários de seu parceiro, isso é um sinal de alerta. Fazer comentários ofensivos sobre você, sua aparência ou seu passado de forma “brincadeira” não é aceitável. Você pode até pensar que seu parceiro realmente está apenas brincando, mas alguns usam esses tipos de piadas e comentários como forma de controlar os outros.

44. Manipulação

Manipulação é perigoso porque começa bem sutil. Por exemplo, você pode dizer: “Estou com calor” e seu parceiro pode responder: “Não, você não está, está frio aqui”. Um comentário como esse pode parecer inofensivo o suficiente e não levantaria nenhuma bandeira vermelha. Mas este é um exemplo de pessoa que está invalidando suas emoções.

“Se você traz suas emoções para a mesa de forma respeitosa e seu parceiro te chama de louco ou faz você se sentir assim, é abuso emocional”, diz especialista. Se feito regularmente ao longo do tempo, pode fazer você se sentir inseguro, menosprezado e inútil.

5. Fazendo sugestões sobre o que você deve e não deve fazer

Dizer a uma pessoa o que ela ‘deve’ fazer (ou não) é tão comum que muitas vezes não é considerado um possível sinal de comportamento abusivo. Diferente de dar sugestões, que pode ser bom. Mas é importante estar ciente se essas sugestões vêm ou não de um bom lugar. Quando não é, seu parceiro pode usar essa tática como forma de controlá-lo. Isso invalida suas escolhas e deixa você dependente delas para tomar as decisões “certas” para você.

6. Catastrofização

A catastrofização é o que acontece quando alguém transforma uma situação em uma catástrofe ou faz algo parecer muito pior do que realmente é. Um abusador emocional pode usar essa tática como uma forma de fazer você duvidar de si mesmo.

Por exemplo, você pode estar concorrendo a um cargo executivo em seu trabalho. Em vez de ser encorajador, um abusador emocional apresentará todos os tipos de cenários nos quais você acabará falhando. Eles podem fazer isso para que você não veja seu verdadeiro potencial e, eventualmente, você desista de progredir na vida.

7. Sentido da Culpa

Eles nunca realmente perdoam e esquecem. Eles usarão seus erros contra você durante as lutas e farão uma viagem de culpa para que você faça o que eles querem. Esta é mais uma forma de eles ganharem domínio sobre você.

Essas táticas podem parecer bastante inocentes, especialmente no início. Portanto, é importante prestar atenção em como as ações de seu parceiro estão fazendo você se sentir. Se alguma coisa te deixar desconfortável, conversem a respeito.

Se eles houver um esforço para mudar ou minimizar seu comportamento, é melhor sair do relacionamento porque o abuso continuará. Se você já sente que não pode falar com seu parceiro sobre o comportamento dele, também pode ser hora de procurar ajuda para sair do ciclo tóxico.

Publicado por Bustle

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!