Passar tempo com seus filhos significa mais do que sentar na mesma sala que eles. Envolve estar totalmente presente e engajado durante seu tempo juntos. Sua presença não pode ser substituída por objetos físicos ou copiada por qualquer outra pessoa. É único, e seus filhos precisam disso em suas vidas. Você é uma de suas pessoas favoritas, e eles anseiam por sua atenção.

As crianças prosperam com os pais envolvidos, e significa muito para eles quando você aparece. Ir a eventos, ajudar com a lição de casa e abraçar é essencial para uma criança em desenvolvimento. Os pais que trabalham fora de casa ainda podem ser diligentes e presentes.

As crianças adoram brinquedos novos e tendem a pedir muitos deles. No entanto, nada significa mais para eles do que passar tempo com você. Dê a eles tempo, energia, amor e presença – isso significa mais do que qualquer brinquedo que você possa comprar.

Por que sua presença significa tanto para seu filho

Sempre há pessoas em seus smartphones ou dispositivos eletrônicos quando você olha ao seu redor. Embora estejam na presença de outros, não estão engajados ou presentes. Essa mesma situação se aplica à maneira como você cuida de seus filhos.

Sua vida profissional pode interferir na sua capacidade de estar presente com seus filhos. Quando você trabalha longas horas e não tem tempo para se divertir com seus filhos, eles perdem as coisas de que precisam.

Se essas situações parecerem familiares, isso pode significar que seu filho precisa mais da sua presença. Não importa quanto dinheiro você ganhe se seu filho se sentir desconectado de você.

Eles querem que você os observe

Eles querem que você perceba seus sorrisos, risadas, abraços e tristeza. Além disso, eles também querem que você seja ativo nos momentos desconfortáveis em que eles precisam de sua segurança e conforto. Eles confiam em você e, se você não estiver lá, pode ser devastador para a saúde mental deles.

Sua presença lhes dá conforto e segurança

As crianças se sentem mais confortáveis quando sabem onde você está. Esse conforto é o motivo pelo qual eles procuram você quando você está em casa.

Saber que você está por perto dá às crianças uma sensação de segurança que nada mais pode substituir. Muitas vezes, eles querem saber que você está perto, mesmo que não precisem de toda a sua atenção naquele momento. Quando você está sempre fora de casa priorizando a riqueza, eles não encontrarão conforto porque você não está por perto.

Isso permite que eles saibam que são amados

Seu filho cresce sabendo que é amado e querido. Eles sabem que seus pais se preocupam com eles e querem vê-los bem e felizes. Não é preciso riqueza para dar a seu filho esses sentimentos, e é algo que eles precisam.

Eles precisam do seu exemplo

As crianças aprendem com os pais desde o nascimento. Eles aprendem a falar, andar, segurar talheres, usar o banheiro e todos os outros marcos. As crianças observam tudo o que você faz, mesmo que não digam nada sobre isso.

Se você não estiver presente para eles aprenderem, isso os leva a perder os marcos do desenvolvimento. Também pode levá-los a aprender com outras fontes, e isso nem sempre é benéfico. Passe algum tempo mostrando a eles que você está lá para guiá-los pela vida.

As crianças precisam de toque físico

O toque físico de um ente querido é poderoso para as crianças. Sua necessidade de contato é um dos benefícios do contato pele a pele após o nascimento. À medida que seu filho cresce, ele ainda precisa de você para amá-lo e alimentá-lo.

O toque físico aumenta o desenvolvimento do cérebro e protege seu filho de se sentir separado. Abrace seu filho, deixe-o sentar no seu colo e dê muitos abraços.

Sua presença ajuda a construir sua auto-estima

Pais envolvidos ajudam seus filhos a ganhar confiança e auto-estima. Quando você assiste a suas apresentações, jogos e eventos escolares, isso faz com que eles se sintam seguros e amados. Ajudar com a lição de casa ou certificar-se de que está completa também promove seu senso de auto-estima.

Quando você prioriza a riqueza sobre a presença, seu filho perde essas oportunidades de construir a auto-estima. Eles serão mais propensos a se tornarem inseguros e se sentirem indignos.

Se você não passar tempo conversando e se envolvendo com seu filho, ele não terá a oportunidade de aprender com você. Quanto mais você falar com eles, melhor eles se comunicam e se tornarão mais sociáveis. Você pode usar esse tempo para ensiná-los a se envolver de forma respeitosa e adequada.

Eles obtêm notas melhores com um pai presente

Estudos mostram que crianças com pais presentes se saem melhor na escola. Eles tiram notas melhores e causam uma impressão melhor em seu professor do que outros. O envolvimento dos pais em atividades relacionadas à escola tem o melhor efeito, mas o envolvimento nos deveres de casa desempenha um papel importante.

Sua presença promove um melhor comportamento

Problemas de comportamento geralmente ocorrem em crianças cujos pais não estão presentes em suas vidas. Seus pais podem estar lá fisicamente, mas permanecem socialmente distantes ou desconectados.

Quando você assume que seu filho precisa de riqueza e itens materialistas, você interfere no desenvolvimento dele. Eles precisam da sua presença mais do que qualquer outra coisa, dando-lhes a capacidade de crescer e se sentir amados.

Quando você acha que não tem tempo para estar presente, é hora de redefinir as prioridades. Seu filho também não é o único que se beneficia de sua participação na vida dele. Isso o ajudará a perceber o quanto você ama ser pai e a liberar o estresse e a pressão.

O estilo de vida de cada um é diferente, então o que funciona para uma família pode não funcionar para outra. Se você não tiver certeza de como se tornar presente com seu filho, essas ideias podem ajudar.

Guarde Eletrônicos

Você pode pensar que está presente, mas não está totalmente lá se estiver em um dispositivo. Multitarefa e foco na distração eliminam os benefícios de passar tempo juntos. Em vez disso, faça questão de se concentrar em dar carinho e atenção ao seu filho.

Sua presença envolve deixar seu filho assumir a liderança enquanto você se envolve. Ofereça observações, encorajamento e ideias para ajudá-lo a se sentir conectado. Esses comportamentos permitem que você se concentre em seu filho, nutrindo suas necessidades e construindo um vínculo.

Faça um trabalho doméstico juntos

Fazer tarefas ajuda você a se concentrar no presente e a se envolver com as pessoas ao seu redor. Concentrar sua energia mental e física em cada tarefa ajuda a evitar que você se distraia ou se perca em pensamentos. Pedir aos seus filhos para ajudá-lo nas tarefas domésticas permite que você se relacione com eles e, ao mesmo tempo, ensina a importância do trabalho duro.

Repriorize para ganhar mais tempo em sua agenda

Se você não tem tempo para estar presente com seus filhos, você deve fazer uma mudança. Deixe de lado as atividades que não lhe servem mais e ajuste sua agenda para se adequar à sua vida familiar. Arranje tempo para ler, criar, conectar-se e passar tempo com seus filhos.

Aproveite a vida, fazendo coisas como estar na natureza ou relaxar com sua família. Aproveite o tempo para desacelerar e abraçar cada momento que você tem com seus filhos. Isso faz com que seus filhos se sintam melhor e alivia seu estresse, ansiedade, ressentimento e sentimentos gerais de descontentamento.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Imagem de Capa: Mladen no Adobe Stock

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!