Sejam elas curtas ou longas, suas unhas podem revelar muito sobre sua saúde.

Quando ocorre alterações na textura, espessura ou cor, seu corpo pode estar sinalizando que você está doente antes mesmo que outros sintomas apareçam.

As unhas podem mostrar pistas de deficiências de vitaminas a certos tipos de câncer e também pode revelar sinais precoces de que o açúcar no sangue está elevado.

Ao sofrer de uma doença crônica, como diabetes tipo 2 , é ainda mais importante prestar muita atenção à saúde de suas unhas.

Por isso, é ainda mais importante prestar muita atenção à saúde de suas unhas e o os primeiros sinais de diabetes podem aparecer estar nas suas mãos.

O que é diabetes tipo 2?

A diabetes tipo 2 é uma condição médica crônica na qual os níveis de açúcar ficam aumentados na corrente sanguínea.

Normalmente, o hormônio insulina ajuda a mover a glicose do sangue para as células, onde é utilizada como energia.

No entanto, com diabetes tipo 2, as células do corpo não são capazes de responder à insulina tão bem quanto deveriam. Em estágios avançados da doença, o corpo também pode não produzir insulina suficiente.

Se não controlado, a diabetes tipo 2 pode levar a níveis cronicamente elevados de glicose no sangue, o que pode causar vários sintomas e potencialmente levar a complicações de saúde graves.

Como reconhecer sinais de diabetes tipo 2 nas unhas?

De acordo com especialistas médicos, algumas pessoas com diabetes podem ter as unhas com um tom amarelado.

“Muitas vezes, essa coloração tem a ver com a quebra do açúcar e seu efeito no colágeno das unhas”, revela o site de saúde Healthline. “As unhas ficarão amarelas e quebradiças.”

“Esse tipo de amarelamento não é prejudicial. Não precisa ser tratado. Mas em certos casos, o amarelecimento pode ser um sinal de infecção nas unhas.”, acrescenta.

Um leve rubor na parte inferior da unha às vezes também é um sintoma de diabetes. Infecções nas unhas com leveduras ou fungos são comuns entre pessoas com diabetes e geralmente afetam as unhas dos pés.

“Descoloração e espessamento branco/amarelo/esverdeado no final da unha que se espalha gradualmente envolvendo toda a unha, que pode ser espessa e quebradiça.”

A unha acometida por esses sinais pode ficar afiada ou quebradiça e pode acabar por machucar os dedos vizinhos.

O Healthline enfatizou a importância de reconhecer esses primeiros sintomas encontrados nas unhas, pois permite o tratamento imediato.

Os primeiros sintomas de diabetes incluem:

  • Fome constante
  • Falta de energia
  • Fadiga
  • Sede excessiva
  • Micção frequente
  • Visão embaçada
  • Dor, formigamento ou dormência nas mãos ou pés

Imagem de Capa: Kzenon no Adobe Stock

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!