Atualmente, a tendência é que cada vez mais mulheres prefiram adiar a maternidade, e os motivos são diversos – seja para estudar, construir carreira, relacionamento mais sólido ou simplesmente aproveitar mais a vida solo. Se você também é dessa mulheres que optam por adiar a maternidade para depois dos 30, esse estudo pode ser muito mais que interessante.

Um estudo publicado no  The Journal Biodemography and Social Biology, afirma que as mulheres que tem um filho pela primeira vez após os 30 anos têm filhos mais inteligentes. Segundo pesquisas, as mães que esperam para ter o primeiro filho depois dos 30 anos tendem a apresentar características mais benéficas para a criação dos filhos.

“As novas mães na casa dos 30 anos, por exemplo, têm melhor educação, maior renda, maior probabilidade de ter relacionamentos estáveis, estilo de vida mais saudável, buscam atendimento pré-natal mais cedo e planejam a gravidez. Esses são os fatores que possivelmente ajudam seus filhos a ter um melhor desempenho, em vez de haver uma vantagem inerente para uma mulher atrasar o nascimento do primeiro filho até os trinta”, disse a Dra. Alice Goisis, pesquisadora da investigação.

A pesquisa mostrou que filhos de mães na casa dos 30 anos tiveram pontuações mais altas nos testes de QI aplicados. Entretanto, os primogênitos de mães na casa dos 40 anos não apresentaram resultados semelhantes. Apesar da amostra do estudo ser relativamente pequena, pois poucas mulheres têm seu primeiro filho após os 40.

“À medida que mais mulheres adiam o parto do primeiro filho, devemos olhar mais de perto as possíveis compensações envolvidas em termos de bem-estar mental, social e emocional das crianças, bem como as implicações para sua saúde”, disse a médica.

Após os 30 anos, as mulheres são muito mais madura e provavelmente maior estabilidade econômica, mas isso não significa que mulheres de outras idades não atendam a certas características nas quais o estudo se baseia para chegar às suas conclusões.

Imagem de Capa: Strelciuc no Adobe Stock

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!