Conheça os melhores produtos financeiros para jovens: invista no seu futuro!

Poupar e investir é extremamente importante e faz parte da educação financeira. Sendo assim, é essencial aprender o quanto antes como funciona o dinheiro, as poupanças e os investimentos, assim como conhecer diferentes produtos e serviços financeiros para jovens.

Afinal, quanto antes eles começarem a lidar com as finanças, terão retorno maior e mais rápido. Isso porque o dinheiro sempre é limitado em comparação aos desejos. Então, fazer escolhas e lidar com as finanças da melhor forma possível é imprescindível.

Além disso, normalmente os jovens são mais propensos ao risco. Lembre-se que quanto maior o risco, mais pode-se ganhar com o investimento. Então, se você é um jovem, continue lendo este texto. E, fique tranquilo, você não precisa se arriscar de primeira.

Isso porque existem muitos tipos de produtos e serviços financeiros disponíveis para jovens como você. Desse modo, separamos alguns deles que atendem ambas as demandas. Assim você pode decidir qual é a melhor opção para a sua realidade.

O que são produtos e serviços financeiros?

Estes são quaisquer produtos ou serviços que tenham como finalidade captar recursos e realizar movimentações financeiras, entre outros. Ou seja, é uma oferta que te ajuda a investir, poupar e movimentar seu dinheiro. Assim, é importante conhecer múltiplas possibilidades oferecidas para que você saiba exatamente o que fazer com seu dinheiro.

Mas, fique tranquilo, não é necessário uma grande quantidade de dinheiro para começar a investir e poupar. O importante é fazer o tempo trabalhar a seu favor e fazer seu dinheiro render.

Para isso, a educação financeira na juventude é fundamental. Assim, hoje em dia, existem diversos cursos e até mesmo jogos para aprender sobre finanças. Então, caso tenha interesse, busque mais informações. Mas, de qualquer modo, uma dúvida básica que todo jovem tem é: quando posso começar a investir?

Quando começar a investir?

Bom, nunca é cedo demais para poupar e investir. Ou seja, se você está lendo este texto e ainda não começou, comece agora! Então, aproveite nossas dicas e valorize seu dinheiro.

Assim, os pontos mais importantes para começar a investir são você definir uma meta e se adequar para alcançar esse objetivo. É importantíssimo poupar e investir desde jovem, isso porque o tempo é fundamental para que o dinheiro renda!

Além disso, é importante ressaltar que você precisa estudar diferentes produtos financeiros e buscar informações sobre como poupar. São muitas opções para jovens e, às vezes, é difícil escolher. Mas, uma dica é seguir o princípio da diversificação de produtos.

Ou seja, em vez de focar em apenas um investimento, você opta por um conjunto de produtos diversificado para minimizar o risco dos seus investimentos. Agora, vamos conhecer quatro produtos financeiros que recomendamos para jovens começarem a investir e poupar!

Conheça 4 produtos e serviços financeiros para jovens!

Comece a investir e entrar no mundo financeiro através destes quatro produtos e serviços de simples acesso.

Conta Jovem

Primeiramente, temos que apontar o serviço financeiro mais básico para qualquer jovem que quer investir: uma conta! No caso, essa conta pode ser da modalidade “conta jovem”. Mas, o que isso significa na prática?

Uma conta jovem é uma conta bancária normal, mas desenvolvida pensando na juventude. Além disso, muitas destas são contas digitais, facilitando o acesso e a rapidez das transações.

Os benefícios e diferentes modalidades variam de acordo com a instituição. Então, verifique quais são as melhores opções de banco para abrir sua conta jovem. Mas, de modo geral, pode-se dizer que as “contas jovem” oferecem vantagens para quem recebe pouca movimentação financeira.

Por exemplo, este tipo de conta não costuma cobrar comissões e taxas. Além disso, elas englobam jovens até aproximadamente 30 anos. Assim, ter uma conta jovem é o primeiro passo seguro para você guardar, poupar e potencialmente investir seu dinheiro.

Ademais, dependendo da instituição financeira que você escolher, ainda poderá usar outros produtos financeiros embutidos, como cartão de débito. Então, vamos conhecer outros produtos financeiros ideais para jovens que estão começando?

Depósitos a prazo

Os depósitos a prazo são um tipo de investimento no qual você empresta seu dinheiro para o banco. Assim, depois de um período de tempo, o banco devolve o seu dinheiro acrescido de juros! Além disso, quanto maior for o tempo de duração do empréstimo, maior o juros e o retorno financeiro. Você pode gerenciar a duração conforme te interessar.

Sendo assim, esta é uma ótima oportunidade para jovens que querem investir desde cedo. Você pode programar o dinheiro por bastante tempo para depois recuperá-lo num montante maior. A maior vantagem é a segurança, não existe a possibilidade de perder dinheiro neste tipo de transação.

Outro ponto interessante é que você pode retirar o dinheiro. Contudo, pode perder parte do lucro que ganharia e até mesmo ter que pagar uma taxa. Então, fique atento.

Além disso, na maior parte das ofertas deste produto financeiro não há taxas, o que é de interesse dos jovens. A desvantagem é a baixa taxa de juros e o possível pagamento de taxas IRS. Ou seja, o retorno financeiro não é tão grande.

Certificados de aforro

Para quase finalizar nossas indicações, temos o certificado de aforro. Isso, nada mais é do que títulos de dívida pública. Ou seja, você empresta dinheiro ao Estado, que te retorna o valor com juros. Esse pode ser um dos produtos financeiros de investimento mais indicados para jovens.

Isso porque eles são seguros, com capital garantido. Além disso, precisam de baixo valor de investimento inicial e têm taxas de retorno mais atrativas do que outros investimentos de baixo risco.

Vale destacar que é necessário que se compre minimamente 100 títulos e no máximo 250.000 unidades. Cada título tem o custo de um euro. Além disso, esse serviço funciona de modo trimestral. Ou seja, seu dinheiro fica retido por no mínimo três meses. Assim, depois desse prazo você o recebe de volta com os juros devidos.

Por outro lado, ele apresenta algumas desvantagens. Por exemplo, existem penalidades para quem resgatar o dinheiro antes do prazo. Ademais, pode receber cobranças de IRS. Em comparação com o depósito a conta, esta opção tem prazos maiores e taxas de juros mais altas.

Plano Poupança para a Reforma (PPR)

O grande ponto do PPR é te ajudar a poupar a longo e médio prazo. Esta é uma aplicação financeira que incentiva a poupança para a idade da reforma. Aliás, este produto financeiro é interessante para os jovens e conta com juros competitivos e benefícios fiscais.

Assim, neste caso, você pode optar por fundo de investimento mobiliário ou fundo de pensões. A escolha vai depender dos seus planos e intenções financeiras. O primeiro caso não tem capital garantido, o risco é maior, mas o retorno pode ser mais atrativo. O segundo apresenta taxas fixas, sem riscos.

Uma das vantagens desse serviço é a possibilidade de retirar o dinheiro em situações de emergência, como desemprego, sem penalidades e juros. Mas, a retirada por motivos banais pode acarretar em cobranças. Os benefícios fiscais são múltiplos e vão desde o momento do resgate até anualmente na dedução do seu IRS.

Por outro lado, uma desvantagem é o risco associado ao investimento, que pode ser um pouco alto. Isso vai depender da modalidade escolhida, de taxa fixa ou flexível. Então, fique de olho e pense bem na sua escolha.

Agora que conhecemos essas opções de produtos financeiros indicados para jovens, cabe a você decidir quais é a melhor opção. Assim, avalie cada vantagem e desvantagem em relação aos seus desejos para o futuro e a sua realidade financeira atual.

Ou seja, é importante entender seus limites e possibilidades. Não adianta criar uma meta que você não pode cumprir. Ademais, pesquise mais e consulte seu banco e instituições financeiras. Nunca é tarde para investir seu dinheiro, mas quanto antes melhor!

Foto de micheile dot com na Unsplash





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!