Colocar sal na melancia parece ser uma nova tendência na gastronomia.

A melancia é uma fruta de verão por excelência por ser refrescante principalmente quando consumida gelada. Rica em água, ajuda a manter o organismo e a pele hidratada, além de melhorar a retenção de líquidos e a prevenir a formação de pedra nos rins.

Além de ter ação diurética, a melancia também possui propriedade anti-inflamatória, antioxidante, anticancerígena, digestiva e anti-hipertensiva e, por isso, o seu consumo regular pode trazer diversos benefícios para a saúde.

Parece difícil melhorar a perfeição da melancia, mas há uma maneira de fazer exatamente isso.

Basta adicionar uma pitada de sal.

“Sal na melancia é um grande negócio no Sul”, disse o chef executivo John Carpenter, do Signature Restaurant San Antonio, no Texas, Estados Unidos.

“O sal neutraliza as qualidades amargas que a melancia tem e acentua a doçura”, afirmou o chef.

“O sal ativa as glândulas salivares, que por sua vez também farão a melancia parecer mais suculenta do que já é.”

Carpenter recomenda o uso de sal marinho grosso, kosher ou sal do Himalaya como acompanhamento dessa fruta tão suculenta.

Em seu restaurante um dos pratos é composto por Atum servido com melancia e finalizado com um toque de sal marinho Maldon. O chef Isaac “Izzo” Walker disse que colocar sal na melancia é um “truque discreto”.

“O sal não é um tempero– é um intensificador, o que significa que apenas realça o sabor da sua comida que já existe”, disse Walker à Fox News Digital.

Adicionar algo salgado a algo doce, como a melancia, é como uma “festa dançante para o seu paladar”, disse ele.

Você já experimentou essa nova tendência?

Imagem de Capa: Maksym Azovtsev no Adobe Stock

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!