Todos nós sabemos os benefícios de praticarmos exercício físico com regularidade. Contudo, muitas pessoas culpam a falta de tempo e a indisponibilidade financeira para frequentarem um ginásio, para o facto de não se exercitarem. Pois bem, essas desculpas deixaram de ser válidas a partir do momento em que cientistas provaram que saltar durante 6 minutos por semana pode ajudar no fortalecimento dos ossos.

Sim, percebeste bem. Basta apenas saltares durante 6 minutos por semana para reduzires o risco de sofreres de osteoporose quando fores mais velha e é tão simples que podes mesmo fazer no conforto da tua casa.

De acordo com Dr. Gallin Montgomery, da Universidade Metropolitana de Manchester, que testou exercícios de saltos quer do chão, quer usando uma caixa, em 14 mulheres na faixa dos 50 anos, uma simples “caminhada não é suficiente para a saúde óssea“, sendo essencial para as mulheres que estas que estas dêem pelo menos 30 saltos três vezes por semana para prevenir a osteoporose. “As mulheres demorariam dois minutos com um tempo de descanso mais curto para completá-las”, disse Montgomery.

As mulheres no estudo obtiveram os melhores resultados com “saltos de contra-movimento”, ou seja, a balançarem os braços para saltar do chão, seguido por “box drops” – saltar de uma caixa de 8 polegadas – e “drops de calcanhar”, que implica colocar-se na ponta dos pés até à sua altura máxima antes de cair com os calcanhares.

Dr. Gallin Montgomery afirmou que os efeitos dos exercícios equivalem a um ganho líquido de cerca de 2% da densidade mineral óssea por ano, o que pode ser suficiente para afastar a osteoporose, que é uma doença que afecta cerca de 3,5 milhões de pessoas por todo o Mundo, sendo mais comum nas mulheres, principalmente na menopausa.

Ainda assim, é aconselhado que as mulheres mais velhas consultem um médico antes de darem início a estes exercícios.

COMPARTILHAR

VEJA TAMBÉM





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!