Quando somos solteiros, fazemos de tudo para atrair outras pessoas que possam vir a ser nossas parceiras, desde vestir de forma sensual, maquiar e arranjar as unhas (no caso das mulheres), ir ao ginásio para mantermos o corpo definido, entre muitas outras coisas. Além de sairmos com frequência para podermos analisar o “mercado”, claro! 

Contudo, quando permanecemos numa relação de longa duração, a maioria das pessoas acaba por deixar esses hábitos de lado, dando lugar a outros não tão saudáveis, como comer mais e ver televisão, deixando assim de ter uma vida activa para passarem a ter uma vida mais sedentária.

Isso acaba, na maioria das vezes, por levar a um aumento de peso. 

Atenção, não estamos a dizer que é mau ter uma relação de longa duração. Na realidade, um relacionamento romântico saudável traz bastantes benefícios para a nossa saúde e bem-estar. Contudo, há que ter em atenção os hábitos que se acabam por criar com o passar do tempo.

Segundo um estudo realizado por cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, os parceiros em relacionamentos de longo prazo ganham cerca de 1,8 kg por ano. Estes resultados devem-se à análise de dados de 15 mil pessoas, que foram coletados durante quase dez anos, sendo que 3/4 delas permaneciam num relacionamento romântico no momento da pesquisa.

O estudo em questão teve como objetivo descobrir se um relacionamento duradouro poderia prejudicar o estilo de vida saudável e a verdade é que os cientistas acabaram por descobrir que os casais que permaneciam juntos há bastante tempo pesavam 5,8 kg a mais do que os participantes solteiros.

Uma das razões que pode justificar este aumento de peso é o facto dos casais de longa duração partilharem mais refeições juntos. Apesar de consumirem menos comida fast-food e optarem por refeições mais saudáveis do que as pessoas solteiras, os casais acabam por comer maiores porções de comida do que estes, aumentando assim a ingestão de calorias, e por consequente, o peso. 

Outro motivo que pode levar a este resultado é, tal como já referido anteriormente, a prática de hábitos menos saudáveis, como ver mais televisão, ao invés de saírem com frequência. 

Isto pode acontecer pelo facto das pessoas que permanecem em relacionamentos de longa duração já não terem de se preocupar em “procurar amor” e atrair potenciais parceiros, piorando ainda mais a situação quando existem filhos, já que os pais tendem a comer os “restos” de comida que os seus filhos não comem.

Contudo, ter um parceiro não só não é motivo para nos começarmos a desleixar com a aparência, como até é uma excelente oportunidade de termos alguém ao nosso lado que nos apoie e acompanhe em hábitos saudáveis, como praticar desporto juntos. Aliás, não há nada mais sexy do que vermos o nosso parceiro todo suado, não acham meninas? 😉

Fonte: I Heart Intelligence

VEJA TAMBÉM




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!