Quais estados, além do Rio Grande do Sul, terão chuvas intensas nos próximos dias?

Após os eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, que causaram devastação e dezenas de mortes, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para outras regiões do Brasil.

Dessa forma, os estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima estão sob aviso de “perigo potencial” devido ao alto volume de chuvas previsto para os próximos 10 dias.

O aviso de “perigo potencial” indica a possibilidade de chuvas com acumulados superiores a 70 milímetros entre 7 e 15 de maio, além de rajadas de vento que podem ultrapassar 70 km/h.

Esses temporais podem resultar em inundações, alagamentos e outros transtornos, por isso, a população deve ficar atenta a avisos da Defesa Civil e dos órgãos meteorológicos.

Previsões para o Nordeste e outras regiões

No Nordeste, o Inmet prevê chuvas intensas no norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, com acumulados que podem ultrapassar os 60 milímetros. Portanto, a faixa leste da região também pode ser afetada pelas chuvas.

Já na Bahia, as chuvas terão menos intensidade, porém ainda com risco potencial no litoral.

No Acre, norte de Rondônia e interior do Pará, pancadas de chuva mais isoladas são previstas para os próximos dias. Especialmente no final do dia, com intensidade variando de moderada a forte.

Chuvas no sul do Brasil

Além dos alertas para o Norte do país, a região Sul também deve ficar atenta aos próximos temporais. Para o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, as previsões indicam pancadas de chuva com acumulados acima de 80 milímetros até a segunda semana de maio. No restante da região Sul, os volumes previstos são menores, mas ainda significativos.

A situação no Rio Grande do Sul é especialmente preocupante, após chuvas recentes terem causado danos significativos. Desse modo, a Defesa Civil do estado já confirmou 78 mortes após as tempestades. Contudo, ainda permanece com mais de 100 pessoas desaparecidas.

Ondas de calor no centro-oeste e sudeste

Enquanto o Norte e Sul do Brasil enfrentam chuvas intensas, as regiões Centro-Oeste e Sudeste devem lidar com tempo seco e temperaturas altas.

O Inmet emitiu alertas de ondas de calor com “grande perigo” para estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Portanto, as temperaturas máximas estarão acima de 30°C ao longo da próxima semana nas capitais dessas regiões.

Imagem de Capa: Canva/Divulgação/Inmet





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!