Todas as crianças adoram uma boa história, e se existe algo em que a internet é realmente boa é na imensidão de conteúdo que disponibiliza sobre diversos assuntos, havendo variadissimos canais com histórias para entreter as crianças, nunca deixando, claro, de realçar a importância do acompanhamento dos pais ou de adultos responsáveis nessa respectiva utilização.

“(…) crianças com necessidades especiais, como falta de audição, acabam por não conseguir usufruir da internet da mesma forma (…)”

Contudo, infelizmente o mesmo não acontece para crianças com necessidades especiais, como falta de audição, que acabam por não conseguir usufruir da internet da mesma forma, encontrando ainda barreiras no que diz respeito a conteúdo auditivo.

Foi precisamente a pensar nisso que uma professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carolina Hessel, decidiu criar um canal do Youtube onde conta histórias infantis em Libras chamado Mãos Aventureiras.

Sendo uma das responsáveis pela disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Faculdade de Educação, Carolina sempre gostou de contar histórias em libras desde a altura em que trabalhava em escolas de surdos.

Com este seu projecto, a professora espera chegar a escolas para surdos e também às que não têm necessidades específicas, pois verdade seja dita, o contato com a diversidade beneficia a todos.

“A internet é uma maneira barata e fácil de dar acesso para todos. Quero preencher esta lacuna para as crianças surdas e também enriquecer o acervo de histórias sinalizadas na internet”, disse Carolina ao Lunetas.

“(…) no Brasil não existe outro canal que apresente literatura infantil variada em Libras (…)”

Segundo esta, no Brasil não existe outro canal que apresente literatura infantil variada em Libras, sendo que os poucos que existem, apenas apresentam contos clássicos como Contos de Fadas, dos irmãos Grimm. Por isso, marcando pela diferença, Carolina não só conta histórias clássicas, como “O sanduíche da Maricota”, de Avelino Guedes, bastante usado na educação infantil, mas também de livros como “Adelia”, de Jean-Claude Alphen (Prêmio Jabuti), “Carona na Vassoura”, de Julia Donaldson e Axel Scheffler e “O presente do Saci”, de Lalau & Laurabeatriz.

Abaixo deixo algumas das suas histórias onde podes clicar no play e divertir-te com os mais pequenos! 😉

  • Esperando vovó

  • O Meu Pai

  • Sete camundongos cegos

  • Olivia não quer ser princesa

VEJA TAMBÉM




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!