Por que o tempo ‘acelera’ à medida que envelhecemos; cientista explica

Provavelmente as pessoas mais velhas serão as primeiras a admitir que num segundo eram uma criança, e num piscar de olhos já eram um adulto com um monte de responsabilidades e um prazos e calendários a cumprir.

Embora nunca tenham encontrado uma razão pela qual o tempo parece passar mais rápido, uma teoria pode esclarecer alguma validade a este “fenômeno”.

Cindy Lustig, professora de psicologia da Universidade de Michigan, disse ao Daily Mail: “Uma delas é que, quando envelhecemos, tendemos a ter vidas mais estruturadas em torno de rotinas e menos grandes eventos marcantes que usamos para demarcar diferentes épocas do ‘tempo de nossas vidas’.”

Você já percebeu que o tempo está acelerando?

A professora acrescentou que temos menos experiências para refletir quando crianças, o que é verdade, já que eles não estão vivendo há tanto tempo.

Para colocar isso em perspectiva, uma criança de cinco anos tem 20% de sua vida concentrada em apenas um ano, e certamente muita coisa acontece nesses primeiros anos, não é? Por outro lado, a mesma quantidade de tempo representa apenas dois por cento da vida de uma pessoa de 50 anos, tendo subsequentemente poucas experiências novas nesse período.

À medida que você vai passando para uma estrutura ao longo de sua vida adulta, muitas vezes ocorrem menos experiências novas. Lusting disse ao Daily Mail que nosso cérebro muitas vezes combina semanas e dias semelhantes, muitas vezes formando um só.

Esta é a razão pela qual a maioria das pessoas muitas vezes consegue se lembrar de algo que fez uma vez, em vez de centenas de vezes que potencialmente poderia ter feito isso.

A ciência mostra que os humanos muitas vezes avaliam o tempo através de eventos memoráveis, algo que é potencialmente novo à medida que avançamos na vida adulta. Mas para muitas pessoas, estes momentos são raros à medida que envelhecemos, pois a vida muitas vezes pode tornar-se rotina.

Portanto, se acreditarmos nessa teoria, pode ser que você querer largar seu trabalho diário e começar a viajar e curtir tudo para diminuir o tempo. Mas, claro, isso não é uma opção para grande parte da população, por isso talvez tenhamos apenas de aceitar o fato de que o tempo continuará a acelerar à medida que envelhecemos.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!